in Tecnologia

SOPA

SOPA, Stop Online Piracy Act, é uma legislação proposta para combater a piratearia mas o problema é que quem percebe mesmo da Internet, não foi consultado. O resultado é algo mais político e menos pratico.

Caso decida publicar uma fotografia para um website resultando nesse website ser acusado de violar US copyright law, toda a página será fechada sem qualquer acesso ao público. Todo o outro conteúdo também não estará acessível – nunca.

Mas quem é que alguma vez iria querer ter este tipo de legislação? Hollywood, e Hollywood tem poder – verdadeiro poder.

Reddit.com, um site onde os utilizadores publicam histórias e depois comentam, diz estar pronto a fazer um black-out depois de amanhã, dia 18 de Janeiro, em protesto à SOPA. Com este black-out, o site estará inacessível a todos – uma amostra ao que poderá acontecer caso SOPA ganhe e passe a fazer parte da legislação. Wikipedia está a considerar fazer a mesma coisa.

Estes black-outs são protestos mas também avisos a todos os utilizadores da Web no que poderá acontecer, caso SOPA seja aprovado. Reddit reconhece que ao fechar o seu site por um dia, pouco ou nenhum efeito o mesmo poderá ter mas está arriscar, confiando que outros irão seguir.

Mas se Wikipedia, uma das mais visitadas páginas da Web, fechar, o impacto será completamente diferente. Mas outros também já deram indicações de poderem vir a fazer a mesma coisa. Imagine Google, Facebook, eBay, todos com as suas páginas em preto.

Certamente que esta força coletiva consegue ir contra o poder de persuasão de Hollywood.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Esta Semana Muitos Começam a Questionar Se Google é Motor de Busca ou Rede Social |

    […] nas páginas em Inglês, dado que vão vedar o acesso a um dos mais visitados sites online, em protesto à SOPA (Stop Online Piracy Act).Google irá também incluir resultados dos seus outros assets, […]