in Facebook

Comandante Schettino

Demos a noticia ontem que um catastrófico desastre foi devido à estupidez, para não utilizar outro termo, do comandante Schettino. O que faltava mesmo era a confirmação bem como a explicação pelo qual ele abandonou o navio a meio da evacuação.

Com estes dias em solitário, podíamos assumir que Schettino iria conseguir dar uma explicação plausível pelo sucedido.

Mas o mesmo não acontece. Schettino, que está a ser investigado pela destruição de um navio de $500 milhões de USD causando a morte a 11 pessoas e 22 desaparecidos, explicou o que se passou durante e após possivelmente o mais evitável desastre de sempre.

Enquanto a guarda costeira exigia que o comandante voltasse para o navio para assistir à evacuação, oficiais tentavam decifrar o que ele dizia – o navio estava demasiado inclinado e estava aparentemente tudo escuro. Mas o que ficou de explicar foi mesmo porque acabou por sair num dos salva-vidas.

“De repente dado que o navio estava a uma inclinação de 60-70º, eu tropecei e acabei por cair num dos salva-vidas,” explicou Schettino. “Foi assim que me vi dentro de um salva-vidas.”

Já tínhamos reportado ontem que Schettino teria combinado tudo para que pudessem saudar aqueles que os esperavam em terra. A imprensa acabou por encontrar algumas das suas previas entrevistas:

“Não gostaria de ser o comandante do Titanic, forçado a navegar entre icebergues” disse Schettino a um jornal Czech em 2010.

“Felizmente, as pessoas rapidamente se esquecem de tragédias. É como os acidentes com aviões. Todos acham que não nos poderia acontecer” disse Schettino à Dnes em 1997 quando lhe perguntaram a opinião sobre o Titanic.

Seja como for, duvido que muitos se esqueçam desta tragédia, mas acima de tudo, o facto que a mesma poderia bem ter sido evitado caso o comandante não fosse tão irresponsável.

Quase que parece uma comédia, não fosse tão trágico a perda de vida.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • O Desastre Do Cruzeiro Concordia Foi Causado Por Uma Brincadeira Planeada Antecipadamente No Facebook |

    […] Facebook para aqueles que têm algo a dizer ao capitão – qual Ensitel, qual EDP. UPDATE: Comandante Do Concordia Assume Que Desviou o Cruzeiro e Que Tropeçou #dd_ajax_float{background:none repeat scroll 0 0 #edeff4;border:0px solid […]