in Twitter

Monitorizar Twitter

Mesmo que Twitter não tenha a mesma popularidade em Portugal que tem noutros países, uma coisa é certa, os opinion leaders estão todos presentes e são bastante vocais.

O que imagina que poderá acontecer se um dia, alguém como o Paulo Querido, com 43,211 seguidores, tiver uma experiência menos agradável com a sua marca e decidir partilha-la com a sua comunidade?

Quanto mais rápido for a sua reação, e assumindo que é a mais correto, menor danos poderá o mesmo causar. Com um pouco de sorte, até poderá jogar a seu favor, mas para isso tem que saber o que se passa online, neste caso no Twitter.

É fundamental estar preparado para responder rapidamente e de uma forma eficaz. Muitos não percebem ainda o que é Twitter, a sua relevância, ou como o utilizar para elevar a sua marca.

Mesmo que não queira, ou não posso, interagir no mundo de social media, a monitorização é fundamental e ao contrario de estar ou não em redes sociais, não deveria ser opcional. A monitorização permite-lhe verificar o que a comunidade está a dizer de si, dos seu produto, dos seus concorrentes, da sua industria e de qualquer outro factor que poderá influenciar a sua marca.

Ao monitorizar, pode com tempo ir alterando a sua mensagem, tom e voz até perceber como manter os valores da sua marca enquanto comunicando de forma transparente e humana.

As decisões tomadas muitas vezes poderiam ser diferentes se tivesse ao seu alcance mais informação, de melhor qualidade e em tempo real. Mas ao contrário do que alguns dizem, não tem estar no Twitter para saber o que se passa. Mas ao estar, mesmo que seja de forma passiva, estará sempre apta a responder, através do mesmo meio.

Ficam aqui algumas ferramentas gratuitas para que possa iniciar o processo de monitorização, com uma breve explicação. Seja como for, recomenda-se sempre que passe algum tempo a experimentar cada uma para perceber melhor qual a melhor estratégia e ferramentas para si.

  1. Kurrently: permite monitorizar conversas em tempo real  através de keywords (palavra chave) mas não tem um mecanismo para reportar resultados, mas é útil para monitorizar questões de reputação – funciona com Facebook também;
  2. Twilert: permite monitorizar em tempo real a sua marca, empresa, produto, serviço ou industria através de keywords (palavra chave). Pode se registar através da sua conta no Google ou Twitter para receber emails diários;
  3. Monitter: permite monitorizar uma série de keywords no Twitter, mas pode de igual forma focar em algo mais particular ou até especificar zonas geográficas. Monitter mostra os resultados em tempo real.
  4. Twiiter Search: permite pesquisar no Twitter, comentários sobre a sua marca, produto, serviço ou keyword, e não necessita de ter uma conta no Twitter.
  5. Twendz: é semelhante ao Twitter Search mas também lhe fornece informação sobre conversas em torno de temas e adiciona o sentimento dos utilizadores.
httpv://www.youtube.com/watch?v=lVgIk0JhTGE

Para as empresas onde existe uma enorme resistência para iniciarem-se em social media, a monitorização pode ser um importante passo para convencer internamente a importância de por menos entrar pouco a pouco, ganhando a confiança interna.

Write a Comment

Comment