in Best Practices, Google

Google Melhor Local Para Trabalhar

A maior empresa de search do mundo ficou com o primeiro lugar na lista de Great Places to Work Institute, uma lista anual composta de 100 empresas. Esta lista foi publicada hoje na Fortune Magazine. A SAS, empresa que há dois anos ocupava o primeiro lugar, passou para 3º, tendo a Boston Consulting Group ficado com o 2º lugar.

Susan Lucas-Conweel, CEO da Great Places To Work Institute, explica que os primeiros quatro lugares têm pouca diferença, pois a qualquer momento a sua posição pode mudar. Mas uma coisa têm todas em comum – comunicação, especificamente transparência que cria confiança entre os colaboradores.

Mas não é só um factor que faz com que Google ocupe agora este lugar privilegiado. Tem mais a ver com a política interna, cultura e acesso aos executivos por qualquer pessoa na organização. Fica aqui a explicação pelo qual não se vê a Apple nos top 10, dado a sua cultura de secretismo e controlo absoluto.

Uma exemplo é da Marissa Mayer, a primeira engenheira a trabalhar no Google, e a 12º colaboradora da empresa, que fala com todos e qualquer um pode ter acesso a ela e ao seu precioso tempo. Mas os fundadores, Sergey Brin e Larry Paige demonstram a mesma abertura, o que permite que qualquer um também exprima a sua opinião, em privado ou em publico.

O nível de confiança que as empresas conseguem criar com os seus colaboradores é um factor importante na escolha dos melhores. Dois terços do valor atribuído às empresas pela Great Place To Work Institute vem de um Trust Index, um inquérito aos colaboradores. O restante vem de uma auditoria à cultura e analise das politicas internas. Não estou a ver como a Apple alguma vez poderia figurar nesta lista, com estes “condicionantes”. Provavelmente, Steve Jobs fez tudo possível para ninguém “perder tempo” com este tipo de atividade.

Mas como todas as outras empresas não são a Apple, este barómetro é importantíssimo para fortalecer a credibilidade e reputação das empresas.

James Goodnight, fundador da SAS resumiu tudo numa frase que utilizou durante a cerimonia:

“The most important thing is that my employees go to bed and wake up wanting to come back to work the next day.” Tem uma certa piada sendo que o apelido dele é Goodnight.

Os 10 melhores:

  1. Google
  2. Boston Consulting Group
  3. SAS
  4. Wegmans Food Markets
  5. Edward Jones
  6. NetApp
  7. Camden Property Trust
  8. Recreational Equipment (REI)
  9. CHG Healthcare Services
  10. Quicken Loans

httpv://www.youtube.com/watch?v=JcXF1YirPrQ

 

Write a Comment

Comment