O Preço Da Ignorância – Agora Já Sabemos Porque Tantos Fogem de Social Media

-
 

ROI Ignorância

ROI (return on investment), um conceito tão simples de explicar, parece ter sido triturado, remisturado e apresentado de forma diferente por quem não percebe, ou suspeito eu, não quer perceber.

ROI é tão simples como: o rácio do valor monetário ganho ou perdido, num investimento, relativo ao valor monetário investido. Monetário é a chave. Ou seja, quantos Euros ganhos ou perdidos relativo aos Euros investidos. Não compreendo de onde vem a ideia de incluir numero de fãs, páginas visitadas ou algo semelhante.

Pior, quando algum brand marketer pede ao seu possível futuro consultor qual o ROI de social media, algumas ficam ofendidos e ainda perguntam de volta, qual o ROI dos jardineiros que tratam da relva ou pior ainda qual o ROI dos jogos de golfe. Na realidade até se pode calcular o ROI do golfe, mas nunca equacionando numero de amigos que se faz durante o jogo.

Um estudo da Wildfire revelou algo desconcertante – 88% de brand marketers admitem ter um ROI positivo nas suas campanhas, mas quando foram a ver as campanhas, verificaram que as métricas estavam todas trocadas.

Enquanto um ROI positivo é fantástico, o que é que estes marketers medem?

38% utilizam aumento de fãs, likes, comentários e interações como métricas, colocando assim um valor em cada fã; 24% apontam para um crescimento em vendas como métrica e 15% utilizam brand awareness como métrica para ROI.

O mais chocante é que só 5% dos inqueridos definiram corretamente como medir ROI. E estamos nós surpreendidos porque não conseguem vender a utilizam de social media internamente?

Quando inqueridos sobre o porquê de avaliar um Fã no Facebook na analise de ROI, 44% explicaram que é a forma de angariarem novos clientes, 18% procuravam rácios de conversão superiores e uns outros 18% indicavam uma maior frequência de compras.

Este Tweet de Olivier Blanchard, conhecido como The Brand Builder, diz tudo:

Avatar of Nuno Machado Lopes

Serial Entrepreneur, fundador do TudoMudou.com, Docente e orador em Social Media. Investe de igual forma em projetos com base na excelência do serviço, tal como o Silk Club. Procura novos desafios.

Leave a Reply