in Health Tech

Roupa Do Futuro

Estamos prontos para um close-up com o futuro: desde as lentes de contato estilo Terminator a uma plantação de Jeans que purificam o ar á sua volta, aqui estão alguns dos conceitos mais avançados que estão moldar o mundo de amanhã já hoje.

Tecido, repara-te.

Já não tem que deitar fora esse blusão testemunha de tantos momentos bem passados, só porque o rasgou ou fez um buraco numa noite de regresso a casa mais difícil… investigadores escandinavos estão a desenvolver uma camada protetora para tecidos que automaticamente sela rasgos na superfície de fardamento á prova de água. Desenvolvida no decurso de um projeto europeu designado Safe@Sea que está a desenvolver o conceito de uma nova geração de vestuário “inteligente” para proteger pescadores profissionais, a tecnologia mostra-se promissora ainda nos estádios iniciais.

Tecido Repara-te

Roupa hospitalar 2.0

Os Hospitais podem em breve ter uma nova maneira não invasiva de monitorizar a saúde e movimentos dos seus pacientes. Investigadores na Universidade Carlos III em Madrid desenvolveram T-Shirts “inteligentes” que não só monitorizam os sinais vitais em tempo real mas são capazes de fornecer a localização exata do utilizar com uma margem de erro de 10 metros. Este vestuário lavável inclui uma unidade GPS, um termómetro e um acelerómetro que em conjunto analisam a temperatura do utilizador, a sua localização relativa e nível de atividade física assim como vários elétrodos que monitorizam e gravam sinais bioelétricos.

Roupa Hospitalar

Colados a ti.

Os tattoos temporários poderão tornar-se rapidamente mais que simples novidades da moda. Equipados com eletrónica superfina e autoadesiva do tamanho de um selo estes pensos podem monitorizar ritmos cardíacos, ondas cerebrais e atividade muscular sem necessidade de equipamentos incómodos, líquidos condutores ou géis desconfortáveis.

O designado sistema eletrónico epidérmico incorpora sensores miniaturizados, LEDs, minúsculos transmissores e recetores e redes de fios em  filamentos superfinos para criarem uma nova categoria de microeletrónica que virtualmente não tem peso como requer pouca ou nenhuma energia para ser alimentada.

Colados A Ti

Os festivais de música são ruidosos? Pois viva o ruído.

Não tenha receio e aumente a batida e os baixos dessa jam-session de garagem pois uma nova tecnologia que transforma som em eletricidade está prestes a revolucionar os festivais de música em todo o mundo. E a magia começa na sua T-shirt. A “High-Tec Tee” lançada no famoso Glastonbury Festival, em Inglaterra, em Junho do ano passado, capta a acústica amplificada e converte-a numa carga elétrica contínua suficiente para carregar o seu telemóvel ou tablet… se é que vai precisar de um num festival.

Viva O Ruido

Campo de cultura de jeans.

Não estamos perante uma qualquer performance artística. Parte de um projeto em curso que tenta analisar potenciais alternativas para um ambiente com excesso de população, este FIELD OF JEANS consiste numa utilização prática do primeiro denim purificador de ar. O segredo? Um fotocatalista na superfície do tecido consegue decompor agentes poluidores existentes no ar quando exposto á ação da luz solar, tornando-os em agentes químicos inertes e inócuos para o ambiente que se libertam durante as lavagens…  ou terá sido uma invenção da sua Mãe para finalmente os conseguir meter na máquina?

Cultura de Jeans

Soldados solares.

Não, não vêm das estrelas ou de um qualquer Star Wars mas cientistas ingleses estão a desenvolver um kit de campanha alimentado por energia solar que pode aligeirar a carga transportada pela infantaria – e mais importante aumentar a sua mobilidade – até cerca de 50%. Desenvolvidos por uma equipa de investigadores universitários (que se calhar estão prestes a ser chamados a prestar serviço militar…) e subsidiados pelo Ministério da Defesa e o Engineering and Physical Sciences Research Council, os novos uniformes utilizam não só células fotovoltaicas para captar a energia solar mas ainda dispositivos termoelétricos que são capazes de transformar diferenciais de temperatura em eletricidade.

Soldados Solares

E se só contou 6 tecnologias foi porque se esqueceu de ver o nosso anterior artigo “Lentes de Contacto Biónicas No Estilo “ Terminator” Vão Permitir Ler E-mails Diretamente Nos Seus Olhos”.

Write a Comment

Comment