in StartUps

Codecademy

Com o boom que estamos assistir na tecnologia, um dos únicos sectores a florescer nesta épica recessão, muitos têm se virado para a Internet para tentar lançar o próximo Facebook, Twitter ou Foursquare. Mas o que fazer se não sabe programar? Aprenda online.

Codecademy é um site onde pode aprender a programar.

(uma hora depois…)

Quando fui ao site para copiar o URL, não resisti a responder a uma questão que colocaram do lado direito. Uma hora depois tive que me obrigar a parar para acabar este artigo. É que é mesmo viciante e fácil de utilizar. Já há muito tempo que não tinha uma experiência destas. Algo que não só cumpre com o que promete mas surpreende largamente pela positiva.

Já são mais de 1 milhão de pessoas que se registaram para aprender a programar utilizando as suas mais de 100 aulas criadas pela empresa. Mas agora, Codecademy está em beta com o seu novo serviço que permite aos utilizadores criarem as suas próprias aulas.

Até aqui, as aulas eram só sobre Javascript, mas vão agora incluir outras linguagens de programação.

Codecademy foi lançado em Agosto e recebeu investimento de $2.5 milhões de USD em Outubro. Provavelmente, dado a simplicidade de aprender desta forma, a plataforma tem tido um rápido crescimento. As novas aulas vão poder alargar o que se aprende no Codecademy. E este tipo de abordagem faz todo o sentido.

Zach Sims, co-fundador deste startup explica que “um professor de Harvard, por exemplo, poderá não ser a pessoa mais indicada para lhe ensinar Python (outra linguagem de programação). Poderá bem ser uma pessoa que trabalha na industria e ensina Python no seu dia-a-dia.”

A duvida que persiste é se de facto consegue-se aprender além das bases pois programação não é tão linear. Irá chegar uma altura em que é necessário perceber o contexto e como aplicar a linguagem para problemas específicos.

Mas Codecademy está ainda no inicio e a realidade é que já existem muitos (1 milhão) a utilizar a plataforma. Ao abrir as aulas para outros, Codecademy vai ter que controlar a qualidade das aulas bem como a qualidade dos professores online. Com tempo, a comunidade vai certamente ajudar, pois as melhores aulas vão ser aquelas que têm a pontuação mais alta bem como as que mais pessoas terminam.

Vou voltar à minha aula de variáveis:

myName

 

Write a Comment

Comment