in Tecnologia

Resultados Da Amazon

Amazon parece seguir a estratégia da Samsung no que concerne à transparência dos seus números. Steve Bezos, CEO da Amazon, declarou que “milhões de clientes compraram o Kindle Fire e outros e-readers, mas não desenvolveu mais a conversa. Sem números concretos, pouco se pode dizer mais. Mesmo sabendo que as vendas do Kindle Fire triplicaram, sem conhecer o numero de comparação, ficamos na mesma.

Mas o que ficou registado foi que os resultados do ultimo trimestre ficaram aquém do esperado. Se por um lado as vendas aumentaram, a margem caiu e isso é facilmente explicado. Um aumento de vendas do Kindle Fire, onde a Amazon perde dinheiro com cada unidade vendida, piora o retorno para os acionistas. O que também podemos assumir é que, por menos neste trimestre, o valor perdido na venda de cada unidade não foi compensado por um aumento de compras.

A estratégia da Amazon foi de diminuir o preço na esperança de ganhar com as compras efectuadas através do Kindle Fire. Não podemos esquecer que a razão da existência das empresas é para fazer dinheiro. É fácil uma empresa construir um produto e vende-lo a perder dinheiro, mas com essa estratégia, os seus dias estarão certamente contados.

Mas com vendas de $17,43 biliões de USD, o resultado foi uns escassos $177 milhões de USD, ou seja 1%. Compare esse valor com o da Apple, que no mesmo trimestre registou vendas de $46,33 biliões de USD com um retorno de $13,06 biliões, ou seja 28%.

Amazon parece estar a conseguir um aumento de vendas à custa da sua margem e isso é preocupante, algo difícil de reverter.

Vale a pena então falar no sucesso do Kindle Fire? Poderá ser ainda demasiado cedo para esse tipo de conclusão, mas o futuro parece-me bem claro.

Write a Comment

Comment