in Google

Google Plus 100 Milhões

As suas tentativas sucessivas de entrar na arena social, levaram muitos a especular que Google poderia bem perder a corrida. Mas na realidade Google acabou por fazer o inverso, reorganizou-se e criou uma rede social em torno de produtos que têm um retorno financeiro.

A própria alteração da sua política de privacidade, algo que mesmo que muito contestado irá acabar por ser aceite, demonstra o cuidado que Google teve em preparar cada peça para se integrar num todo.

Para Google, a qualidade da rede sempre foi importante o que levou muitos a criticarem o seu controlo sobre o mesmo mas na realidade o que agora temos é uma rede social, uma enorme rede social, com uma qualidade de conteúdo que temos alguma dificuldade de encontrar no Facebook.

Hoje recebemos a noticia que Google+ ultrapassou os 100 milhões de utilizadores e o mais impressionante é que foi num período curtíssimo – em apenas 7 meses. Mas na realidade seria de esperar pois já contava com milhões de utilizadores no Gmail para não falar nos outros serviços que têm como Google Docs por exemplo.

Paul Allen é a pessoa que tem sistematicamente acertado nos números e no seu Google+, Allen confirma este valor. Outros seguem um outro racioncinio que independentemente de dar mais ou menos o mesmo numero, não me parece a forma ideal de estimar numero de utilizadores. Gabriel Vassile escreve:

Google+ – 20 Million Monthly Unique Visitors – 100+ million users (estimation)
LinkedIn – 24 Million Monthly Unique Visitors – 135 million users (confirmed)
Twitter – 40.4 Million Monthly Unique Visitors – 300+ million users (confirmed)
Facebook – 171.5 Million Monthly Unique Visitors – 800 millon users (confirmed)

Mas desta vez a conta não é assim tão difícil de fazer, dado que Larry Page, CEO da Google, anunciou a 19 de Janeiro que Google+ tinha atingido os 90 milhões de utilizadores – um crescimento de 750,000 novos utilizadores por dia. Para ter este numero em contexto, a rede social ASmallWorld tem pouco mais de 700,000 utilizadores.

Tempo Para Chegar Aos 100 Milhões

As previsões para o fim do ano são de 400 milhões de utilizadores e a minha sensação é que com tempo, ou Google ou Facebook vão acabar por esmorecer. Acho pouco provável existirem duas redes sociais de igual força que fazem mais ou menos a mesma coisa. Google sabe que ainda tem algumas formas de aumentar substancialmente o nível de crescimento, como abrindo o site aos adolescentes e como a sua ultima alteração que colocou sugestões de pessoas no Google+ que mais se relaciona com a sua pesquisa. Se pesquisar alguma pessoa, e assumindo que essa tem uma conta no Google+, é esse o primeiro link que aparece.

Se por um lado Google+ registou um crescimento muito superior a Facebook, por outro, quando comparamos as vendas de cada empresa, conseguimos ver outra grande diferença – o volume de vendas e a respectiva margem. Facebook, cujos resultados apareceram online à revelia da empresa (ou não), mostram que as suas vendas foram $3.8 biliões de USD com lucros operacionais de $1.5 biliões. Ambos os resultados aquém das expectativas de analistas.

Receitas das empresas de tech nos primeiros 7 anos

Quando chegar a altura do seu IPO, será que os investidores vão ser racionais e analisar o investimento desta forma, ou vão eles atrás da percepção de procura? Provavelmente ambos o que quer dizer que os primeiros dias na bolsa vão ser altamente voláteis, estabilizando abaixo do preço de entrada. Este short selling não é para os curiosos. Esta poderá ser uma razão pelo qual Facebook decidiu entrar com um IPO a um valor inferior. Not for the weak at heart.

Write a Comment

Comment