in Mobile

Apple Vs Motorola

Finalmente, parece que a Motorola ganhou algo já que os seus resultados financeiros são péssimos mas a Google ainda não pode celebrar, por menos de forma direta, pois a venda ainda não foi aprovada.

Hoje, a Apple perdeu uma importante luta em tribunal contra a Motorola num dos mais importantes mercados, a Alemanha. Foi assim hoje forçada a retirar os seus iPads com 3G, iPhones 3GS e iPhones 4 da sua loja virtual na Alemanha.

O tribunal regional de Manheim decretou que Apple estaria a infringir uma patente da Motorola Mobility, permitindo à Motorola a possibilidade de exigir valores de vendas passadas para calcular a indemnização.

Mas esta perda não parece ser tão linear dado que se trata de patentes FRAND – patentes assumidas como padrões da indústria.

O mais cómico de todas estas guerras de patentes será o facto que com a perda da Apple e a anterior perda da Samsung, qualquer dia o mercado Alemão só vai poder comprar o Motorola Xoom – algo que ninguém quer.

O iPhone 4S continua a ser vendido na loja online, parecendo ter sobrevivido a este caso em tribunal, um de muitos ativos.

Apple reagiu na Businessweek:

“Apple believes this old pager patent is invalid and we’re appealing the courts decision,” escreveu Alan Hely, porta voz, num e-mail.

Também de estranhar é o facto que alguns dos modelos do iPad e iPhone que não estão disponíveis online na Alemanha, continuam a ser vendidos nas Apple Stores bem como nos seus Premium Resellers.

A defesa da Apple é que continuam a querer comprar licenças para esta tecnologia mas que a Motorola não negoceia de forma a permitir que o negocio seja concretizado.

Isto não me surpreende pois a Apple não negoceia, escolhendo impor o que acha ser certo e não oscila. Com $100 biliões no banco e com o mercado Chinês prestes abrir as suas portas aos seus produtos, bem pode decidir como, com quem, onde e em que circunstâncias negoceia, ou não. Algo que certamente nunca irá cair bem com qualquer juiz.

Write a Comment

Comment