O Futuro da Sony e Panasonic Passa Obrigatoriamente Pela Health Tech

-
 

Sony HQ

Após terem sido derrotadas pela competição coreana e americana no mercado de eletrónica de consumo (Consumer Tech), as maiores empresas de eletrónica japonesas apostam tudo no mercado dos dispositivos médicos (Health Tech) na esperança de uma rápida recuperação do status que outrora detiveram.

Quer a Sony quer a Panasonic preveem pesados prejuízos para o ano em curso (o primeiro na história em bolsa da Sony e o pior desde a fundação para a Panasonic) na ordem dos USD $ 17 Billiões (incluindo a Sharp) enquanto os seus concorrentes Apple e Samsung disfrutam de lucros substanciais, reporta recentemente a Bloomberg. Como comparação este valor constituí ¾ do que a Samsung pretende investir em R&D para este ano. Olhando em frente ambas as empresas planeiam focalizar em setores com potencial de crescimento como a Health Tech.

Kaz Hirai, que tomará o lugar de presidente e CEO da Sony a partir de 1 de Abril (dia das mentiras…) apresentou a passada semana um plano com 4 pontos de ação:

  1. Reforçar o core-business
    1.  imagem digital para telemóveis e heath tech
    2. Jogos
  2.  Reagrupar e focar o negócio televisivo
  3.  Refazer o portfólio de produtos
  4.  Acelerar a inovação – na área médica, incluindo aquisições

com o qual planeia trazer a sua empresa de volta aos lucros. Parte deste plano inclui alavancar as capacidades de processamento de imagem digital da empresa na indústria médica – esperando que a imagem médica um dia fará parte do core business da Sony (já o havíamos anunciado em Novembro aqui no TudoMudou).

Já a Panasonic está a negociar uma aliança com a Olympus apesar de, segundo a Reuters, a Sony estar a tentar adquirir uma participação nesta empresa de imagem médica e atualmente  com muitos problemas. Mas ambas as empresas vão enfrentar uma dura competição pois a Samsung também está de olho na Olympus.

Avatar of António Ornelas-Soares
António Ornelas-Soares

Entrepreneur com experiência global na criação, implementação e liderança de atividades na área da Saúde. Persistente identificação de equipas com projetos inovadores para potenciar via COINs. International Expert nas áreas SME/Health para a CE.

Leave a Reply