in Blogging

Tumblr

Tumblr é uma plataforma de blogging que tem registado um crescimento absurdo nos últimos meses, muito pela sua simplicidade, facilidade de atualizar e publicar, seu design e foco na experiência do utilizador. A sua comunidade vibrante ajuda o nível de partilha que o conteúdo no Tumblr regista fora da plataforma.

Com um crescimento de 30% por mês, 500 milhões de views por dia, 40,000 pedidos de informação por segundo às bases de dados que estão alojados em mais de 1000 servidores, não é nada fácil manter o serviço a operar sem qualquer diminuição em performance enquanto vão acomodando o aumento de conteúdo de 3TB por dia.

O grande desafio de startups e de empresas que operam online é já algum tempo a questão de escalabilidade. Mas os problemas não são só técnicos ao prepararem-se para conseguir manter um serviço ativo quando o mundo decide ir todo ver ao mesmo tempo. Não nos podemos esquecer dos tempos em que víamos mais a baleia azul (serviço indisponível) do Twitter do que o próprio conteúdo lá publicado.

Mas no inicio o problema também é de recursos humanos. Se por um lado o começa-se com dois ou três developers (no caso de Tumblr foi 4), algumas cedências têm que obrigatoriamente existir. Só com tempo é que se consegue também aumentar o numero de pessoas a trabalhar no projeto que tenham as qualificações, mas muitas das vezes mais ou tão importante, que sejam um culture fit.

Esta fase é sempre uma loucura com pessoas a trabalharem 24/7 para manterem a plataforma online. Se no inicio as plataformas começam quase sempre centralizadas com tempo as mesmas vão ter que alterar a sua arquitetura para conseguirem lidar com os picos de trafego – de uma plataforma centralizada para uma distribuída para que possa equilibrar a procura.

A fase seguinte traz sempre outros desafios pois enquanto a base de utilizadores quer mais e melhor, muitas vezes as empresas têm que dar um ou dois dois passos atrás para revisitarem algumas partes de código que necessitem de ser atualizados. Tudo isto implica decisões difíceis, cada uma com as suas consequências. Muitas empresas ficaram pelo caminho por terem levado demasiado tempo a moldarem-se às necessidades do utilizar.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • ComScore Revela Que Social Continua Com Um Crescimento Acentuado |

    […] chegando a 3 em cada 4 americanos online. Como também já relatamos noutras ocasiões, Tumblr e Google + também registam crescimentos altos mas a surpresa é Pintrest que de repente entrou em […]