in Software

Windows 8

Com todas as novidades no mercado de Tech e Mobile, é de estranhar que a que vai ter o maior impacto tem recebido muito menos cobertura – a chegada do Windows 8.

Windows está presente em mais de 75% dos computadores mundialmente e a Microsoft intenciona alavancar essa força para entrar no mercado de tablets e smartphones. Nos Estados Unidos, utilizadores vão ter a oportunidade de experimentar o Windows 8 no dia 29 de Fevereiro.

Mas este update é muito diferente de qualquer outro pois Windows 8 é completamente diferente do Windows a que se acostumou. Microsoft está, para todos os efeitos, a reinventar Windows para a era pós-PC.

Se tiver curiosidade de ver como o Windows 8 será, poderá se deslocar a uma loja que tenham telemóveis à venda e experimentar um Windows Phone. Em vez dos icons, o ecrã tem uma série de caixas coloridas que se sobrepõem e se relacionam, um design que a Microsoft chama “Metro”.

Como todas as alterações de produtos massificados, vai sempre existir alguma hesitação, afinal ninguém gosta de mudança. Mas este passo é fundamental para a Microsoft e inteligente pois com a sua força no mercado de PCs, a Microsoft é provavelmente a única que poderá fazer frente ao iPad por exemplo, e provavelmente aproveitar a lenta morte de RIM (Blackberry).

Windows 8 é rápido e traz algum divertimento para algo que sempre foi visto como sério e muito pouco sexy. Agora é fluido, simplificado e a experiência do utilizador torna-se assim mais fácil e intuitivo – as tendências que marcam o sucesso desta nova era em que nos encontramos.

Se as opiniões estão neste momento divididas, com tempo acredito que Windows poderá ter agora uma oportunidade única de verdadeiramente integrar o PC, tablet e smartphone de forma que só até agora a Apple conseguiu por ter criado um ecossistema e sistema operativo capaz de se integrar em diversos dispositivos.

Fica aqui um vídeo para ver as novidades que vêm com Windows 8.

httpv://youtu.be/p92QfWOw88I

 

Write a Comment

Comment