in Estudos, QSP SUMMIT, QSP12

ComScore publicou a semana passada o whitepaper “2012 US Digital In Focus” demonstrando que social media ainda está no seu inicio, dado que existem todos os dias novos serviços e novas tecnologias que emergem dificultando a analise do mercado em si, bem como o seu estado.

Enquanto as redes sociais continuam a crescer a uma velocidade inédita, social media está prestes a tornar-se a forma dominante de fornecer conteúdo, noticias e informação na Web.

Em 2011, 16,6% dos minutos online foram atribuídos a algo com um elemento social, algo que para muitos parece ser bastante mas pessoalmente achei pouco. Dos resultados da sua analise, ComScore revela nenhuma surpresa no facto que Facebook continua  um crescimento impressionante, chegando a 3 em cada 4 americanos online. Como também já relatamos noutras ocasiões, Tumblr e Google + também registam crescimentos altos mas a surpresa é Pintrest que de repente entrou em overdrive.

Mas se este inicio é sempre algo surpreendente, não podemos esquecer que outros como Quora gozaram de igual forma de um inicio cheio de potencial. Só com tempo é que vamos perceber se estes novos serviços que aparecem e ganham traçam rapidamente, têm na realidade o stickiness necessário para vencer a médio prazo.

Twitter, com 37,5 milhões de visitas únicas em Dezembro de 2011, conseguiu o segundo lugar, passando à frente de LinkedIn que registou no mesmo período, 33,5 milhões de visitas únicas.

Mas se compararmos os restantes, encontramos uma força inicial do Pintrest com 8 milhões de visitas únicas comparado com Google + com 20,7 milhões mas com base nos seus 90-100 milhões de contas registados. Interessante é Pintrest, que sem a força de marketing de qualquer um dos seus outros pares, teve a proeza de registar um enorme crescimento bem como apelar ao sexo feminino, o mais leal e social dos dois.

ComScore Minutos Online

Um dos maiores crescimentos registados foi também de vídeo, provavelmente algo que advém de ligações de banda larga mais rápidas bem como do numero de novos dispositivos capazes de mostram vídeo com qualidade – tablets.

O crescimento foi de 43% comparando Dezembro de 2010 com Dezembro de 2011, com o streaming a crescer com igual ou superior força –  44% para 43.5 mil milhões de views. YouTube claramente reina esta categoria e tem registado um interessante retorno da sua aposta nos seus novos canais com conteúdo especifico.

Algumas categorias, como o IM (instant messaging) continuaram em queda, bem como a utilização de webmail, especialmente com os adolescentes, o que demonstra uma tendência de cada vez mais, este segmento, utilizarem outros meios integrados no seu dia-a-dia online – Facebook.

QSP Summit 2012

Poderá Ver Gian Fulgoni, presidente executivo e co-fundador da ComScore, ao vivo na QSP Summit 2012 – The New Wave of Marketing a 08 de Março Na Exponor.

GIAN FULGONI GIAN FULGONI é presidente executivo e co-fundador da ComScore e vem nos falar que a eliminação de cookies potencia a criação de danos no planeamento da comunicação, execução e avaliação de campanhas, pelo que devem ser tidos em conta para maximizar a eficácia das campanhas. Fulgoni também é apologista que a validação das campanhas através de diversas dimensões para garantir que os anúncios sejam realmente vistos pelos consumidores, bem como entregar às pessoas as localizações geográficas corretas são factores críticos para uma campanha de sucesso. Mais, as campanhas digitais têm a capacidade comprovada de construírem marcas, elevarem o e-commerce e as vendas do retalho, tal como o criativo que desempenha um papel crucial na publicidade tradicional de TV. A capacidade do conteúdo envolver o consumidor pode ampliar o efeito de uma publicidade colocada dentro do conteúdo. Ao efetuar uma seleção entre os vários meios de estratégias de posicionamento, é importante considerar os custos e benefícios de cada um. Os vídeos de publicidade online demonstram uma grande potencialidade na sua capacidade de espelhar o impacto do branding na publicidade tradicional de TV.

Pode ainda contar com workshops privados e de acesso aberto bem como case studies da Albert Einstein Hospital, Cisco, eBay, Facebook e Microsoft.

Para mais informação vá a The New Wave of Marketing – QSP Summit 2012 ou veja o programa em pdf.

Para mais informações, podem encontrar o Whitepaper online.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • QSP Summit 2013 Novamente Centrado No Consumidor – 7 Março | Tudo Mudou

    […] ComScore Revela Que Social Continua Com Um Crescimento Acentuado […]