in iPad

Guerra Pelo Nome iPad

É difícil de comentar este caso sendo que toda a informação que temos é pouca e estamos a lidar com uma empresa que vive do secretismo. Mas uma coisa é certa, este caso deve estar a dar uma enorme dor de cabeça a Tim Cook.

Pior é agora saber que a empresa que reclama o direito de utilização do nome iPad, está na falência, o que torna tudo isto muito mais complexo. Com pouco tempo para ter uma injeção de capital, a Apple é agora a sua salvação, mas um adversário encostado à parede é sempre um enorme perigo. Irracional e com pouco a perder, num mercado importante, da China, mas imprevisível dado a sua diferente cultura, torna este caso ainda mais complexo. Acredito que a Apple não queira pagar uma fortuna por algo que já é dela, mas deverá de igual forma estar a equacionar os possíveis novos riscos.

Numa altura em que se esperava que ambas as partes chegassem a um acordo, a Preview decidiu aumentar a tenção, lançando uma ofensa jurídica nos Estados Unidos, na Califórnia, contra a Apple. Desta vez, a Preview acusa a Apple de ter comprado o nome de forma pouco transparente. Mas o que esperavam eles? Que a Apple lhes dissesse que ia lançar um produto revolucionário e necessitavam do nome?

A guerra que Preview lançou através dos media é provavelmente o que está a irritar mais a Apple. Tanto, que a mais valiosa empresa do mundo decidiu enviar uma carta à Preview, que traduzido diz simplesmente: calem-se ou vamos colocar uma outra ação, mas desta vez por difamação. Julgo que nada disto vai alterar a estratégia da Preview.

“It is inappropriate to release information contrary to the facts to the media, especially when such disclosures have the effect of wrongfully causing damage to Apple’s reputation,” said a letter to Yang. “Making misrepresentations in the press to inflame the situation is adversely affecting the interestings of the parties in seeking any resolution of the matter. On behalf of Apple, we formally reserve all rights to take further legal action against any individuatls and tentities fort any damages that may result from defamoatory statements and unlawful actions intended to wrongfully interfere with Apple’s business and business relationships.” AllThingsD

 

Write a Comment

Comment