in Email Marketing

MySpotVip

Já sabemos que existe um problema enorme com o SPAM, problema esse que é tão grande que acabamos todos por ignora-lo e aceita-lo como a norma. Quase como um preço da utilização gratuita de uma ferramenta tão importante – o email.

Mas o que muitas vezes não nos apercebemos é a facilidade com que as empresas utilizam os nossos dados sem se quer nos ter pedido autorização. Mas pior que nos enviar informação irrelevante, é a atitude e total desprezo com que algumas pessoas carregam as suas listas com emails, muitos dos quais nem conhecem.

Para quem cria múltiplos emails, como é o meu caso, já não se pode dizer o mesmo, pois torna-se mais que evidente que fomos adicionados sem se quer alguma vez interagimos com a empresa que agora nos bombardeia com ofertas inúteis e totalmente descabidas.

Um dos emails que criei para um contact form, somente utilizado para responder a questões colocadas por este meio, está agora a ser utilizado por inúmeras empresas para me tentarem vender algo que não necessito, não quero e nunca pedi.

Decidi hoje escrever sobre uma dessas empresas, a Planeo.com, que nos proporciona “as melhores ofertas com descontos até 90%”. Isto obviamente para quem o quer.

Ao ver o email de onde esta campanha veio, verifiquei que a empresa que está a enviar estes emails, diretamente ou indiretamente consciente das implicações, até faz questão de sublinhar a sua posição no que concerne a SPAM.

“Para provar a nossa dedicação a um ambiente de internet sem spam, implementamos políticas e procedimentos que asseguram a integridade dos nossos sistemas e das nossas mensagens. Assim sendo, se algum subscritor nosso se envolver num acto de spamming, terminaremos imediatamente e sem aviso prévio com a sua conta, devida à nossa política de anti-spam.”

Mas como a MySpotVip.com é uma empresa de “especialistas em Email Marketing”, achei por bem escrever-lhes a protestar a utilização indevidamente dos meus dados para, bom com hei de dizer, fazer SPAM. Mas estou curioso para ver qual a sua resposta, pois a MySpotVip aparentemente não trata estes casos de forma leve:

“Apesar de uma parte substancial da actividade da MySpotVip seja a organização de campanhas e consequente incentive os seus subscritores a divulgar as mesmas entre amigos e conhecidos, é total e inequivocamente contra qualquer forma directa ou indirecta de utilização de spamming. Assim sendo, recomendamos aos nossos subscritores que só enviem emails a pessoas que conhecem e NUNCA a pessoas que desconhecem. Por esta razão, o subscritor que realize spam será imediatamente retirado das nossas campanhas e poderá vir a ter de responder judicialmente, caso as suas acções assim o justifiquem.”

Ou seja, quem utilizou o meu email vai ser processado. Duro eu sei, mas são as palavras deles. Por mim, ficaria contente se nunca mais me enviassem palha. Curioso é que a empresa de “especialistas em Email Marketing” não tem contactos directos, algo que ao menos poderia demonstrar alguma transparência. Tem sim um email abuse@myspotvip.com, e um botão de contacto que nos pede o nome, email e numero de telemovel. Enquanto esperamos pelo contacto deles, provavelmente ainda recebemos algumas ofertas por SMS e/ou e-mail.

A minha empresa favorita de Fevereiro é assim a:

Planeo SPAM

Write a Comment

Comment