in Opinião

Atitudes

Enquanto bebia um café hoje de manhã, fiquei perplexo com uma série de atitudes que parece termos adoptado, provavelmente até inconscientemente. Mas isso não justifica aceitarmos que tal forma de estar prevaleça na nossa sociedade, supostamente civilizada, sendo que as consequências poderão acabar por até ser mais abrangentes.

Um senhor num bruto BMW achou por bem estacionar o seu veiculo ocupando não um, mas sim dois lugares de deficientes e garanto-vos que a única deficiência que o senhor em questão tem, é mental.

Não é que não houvesse mais lugares, até havia, mas provavelmente a ver um outro senhor a estacionar o seu carro, atravessando dois lugares para não ter que fazer uma manobra demorosa, o seu ato até pareceu justificável.

Enquanto bebia o café e via este pequeno circo no exterior do café, ouvia os clientes a pedirem o seu pequeno almoço. Como é difícil não nos esquecermos do que queremos comer e beber, parece também muito mais fácil de abdicarmos de algo tão simples como “bom dia”.

No nosso dia-a-dia, todos nós reparamos, ou devíamos reparar, que as atitudes, estão, pouco a pouco, a mudar a forma como até encaramos a nossa vida. Já há muito tempo que parei de dizer: “Olá, tudo bem?”. É que na realidade não quero, nem querem vocês, ouvir os problemas de cada um, simplesmente por o ter cumprimentado.

Quando me perguntam se está tudo bem numa conversa casual, a resposta é sempre “ótimo”, mesmo quando estou a ter um dia de merda – e sim, todos nós temos dias destes, até aqueles que não param de sorrir.

Por isso eu estou a fazer um esforço para dizer sempre “bom dia”, para respeitar os outros, procurando um espaço de estacionamento que não afecte os outros, mesmo que seja só “5 minutos”. Procuro ajudar alguém por menos uma vez por dia na esperança que quando eu precisar, alguém esteja lá para mim. Faz-me lembrar o filme Pay It Forward onde um pequeno jovem sugere qua a melhor forma de mudar o mundo é passo a passo, embarcando ele numa jornada que vai perceber mais tarde, ser mais difícil que alguma vez imaginava.

Com isto não vamos resolver os nossos problemas, não vamos fazer com que o país ande para a frente, não vamos ficar mais ricos nem mais pobres, mas ao menos podemos ter uma atitude mais positiva que nos coloca num melhor mindset para enfrentar o dia.

Desejo-vos um ótimo dia de trabalho, lazer e confraternização.

Write a Comment

Comment