in Twitter

Twitter Compra Posterous

Cada start-up que surge de Silicon Valley parece ter fé no mesmo milagre – colecione utilizadores primeiro, de preferência milhões, e depois pense no modelo de negócios. Mas a fé é mal empregue dado que o pensamento comum é que os utilizadores vão de alguma forma criar uma oportunidade financeira, mesmo que não seja imediatamente óbvio.

Mas Twitter parece levar este conceito mais longe, dado que já não é nenhum start-up, e conta com 6 anos de prejuízos acumulados. Pior é que nem se consegue ver a luz ao fim do túnel.

O site Gawker consegui obter números reais, e os resultados de 2010 são preocupantes. Com receitas de $28,5 milhões de USD, Twitter conseguiu ter um prejuízo de  $67,8 milhões de USD. No seu primeiro trimestre de 2012, as suas receitas já atingiram os $23,8 milhões de USD mas estima-se que o prejuízo tenha também subido para ± $25,8 milhões de USD.

Não será assim de estranahar que o próprio fundador e CEO, Dick Costolo, tem uma visão onde o aspecto financeiro de Twitter não é a sua prioridade:

“We should think of revenue like oxygen,” disse Costolo. “It’s necessary for life, but it’s not the purpose of life. If we do the right things, the businesses are going to follow it.”

Imagino o que os investidores estaria a pensar quando ouviram a sua nobre declaração de intenção. Podemos bem assumir que se o modelo de negócios não se concretizar, mais tarde ou mais cedo, Microsoft ou Google podem bem querer comprar Twitter. Mas será com o Messiah Costolo está preparado para esse dia?

De estranhar então a anunciada compra da plataforma de blogging Posterous, que está também com algumas dificuldades, nomeadamente em concorrer num espaço em que o Tumblr claramente está a ganhar.

Mas Twitter está interessado não no produto mas sim na equipa por detrás da programação e inovação. O que é menos certo é  o que os utilizadores vão fazer quando Twitter decidir fechar Posterous.

Curioso é que há pouco mais de duas semanas, Posterous foi bem claro na sua comunicação que não teria nenhuma intenção em ser comprado – interessante o que pode acontecer num espaço tão curto.

Sachin Agarwal, do Posterous, deixou um aviso, mesmo que não explicito:

“The last four years have been an amazing journey. Your encouragement, praise and criticism have made us better.  Thanks for that. We look forward to building great things for you over at Twitter.”

Assim sendo, caso tenha um blog no Posterous, recomendamos que comece a procurar outro alojamento pois o seu senhorio está prestes a reformar a sua temporária habitação.

Este é mais um aviso para quem coloca toda a sua comunicação numa plataforma de terceiros – nunca sabemos o dia de amanhã.

Write a Comment

Comment