in Social Media

Curation

Foi há mais de um ano que Clay Shirky falou no Web 2.0 Expo NY, e a sua mensagem era tão simples como “it’s not information overload. It´s filtre failure”. Isto para responder ao aumento de bloggers que acreditavam estarmos atingir o limite da informação possível de processar.

Na realidade Shirky tinha e tem razão, dado que o problema não é tanto o aumento de informação produzida e partilhada mas sim a nossa falha em conseguir filtrar, ordenar e classificar o conteúdo, tornando-nos cada vez mais eficientes a encontrar o que verdadeiramente procuramos.

Mas não podemos esquecer que se por acaso conseguirmos afinar as ferramentas de filtragem para que só nos chegue o que procuramos, vamos acabar por perder algo tão precioso da web como a descoberta – serendipity – acidentalmente encontrarmos algo útil ou positivo, sem que o procurássemos.

XYDO Brief, agora com o nome de Curate.me, saiu agora de um período de 6 meses de private beta para nos ajudar a filtrar o conteúdo. A sua premissa é tão simples como o seu design e parametrização – noticias personalizadas, das redes em que se encontra registado, entregues na sua Inbox.

Curation

Curate.me permite ao utilizador criar categorias, bem como alturas no dia em que prefer receber certo tipo de informação, a uma hora especifica. Poderá assim querer receber informação sobre mobile e tech de manhã e social media à tarde, com um pouco de futebol à hora de almoço. Ou então se for guloso, pode receber tudo logo de manhã.

Na realidade nenhum destes sistemas consegue neste momento dar-lhe o que quer verdadeiramente receber dado que a informação que tem não é suficiente. Mas já ajuda bastante.

[iframe http://blip.tv/play/gshVzq1XAg.html?p=1 455 365]

Write a Comment

Comment