in Empreendedorismo

Sara Blakely

Forbes Magazine publicou a sua lista anual das self-made billionaires, e este ano Sara Blakely, fundadora da Spanx, entrou no clube feminino mais elitista do mundo. Esse clube inclui Oprah Winfrey e Meg Whitman.

Sara Blakely, de 41 anos, é uma verdadeira empreendedora que começou com a solução para um problema seu: “como fazer para que o meu traseiro ficasse mais atrativo”. É direta, sabe o que quer e como lá chegar.

O momento de viragem da sua carreira na advocacia chegou no dia em que tinha comprado umas calças brancas e estava sem solução para o que utilizar por baixo, sem que fosse visível a todos. Comprou um livro sobre patentes e preencheu o seu próprio formulário registando assim a sua primeira simples mas brilhante ideia.

Spanx é uma empresa que produz body shapers, descrito erradamente por alguns como cintas. Os body shapers foram inventados pela Blakely para ajudar a manter o corpo firmo sem que se visse de fora através da roupa exterior. Agora já tem até para homem, salientando as cuecas que os homens “adoram” dado que “mantem a família junta”.

A empresa foi de um investimento inicial de $5,000 para um avaliação de acima de $1 bilião de USD. Através de vendas de $250 milhões, a empresa dá um retorno de 20% aos seus acionistas. Mas curioso é que esta empresa não sou nunca investiu um cêntimo em marketing como também conseguiu chegar ao que é hoje sem qualquer financiamento externo.

Hire your weaknesses” é a sua frase preferida sendo que ela é apologista de contratar os que sabem fazer, logo que se tenha dinheiro para os pagar. Se por um lado ela fazia um pouco de tudo no inicio, apercebeu-se rapidamente das suas fraquezas e preencheu-as com profissionais – ela é fundadora mas não CEO.

Blakely parecia estar perante um problema que milhões de outras mulheres tinham, algo que não só criou uma enorme empatia com ela como também causou um autentico movimento.

O seu marido que o diga pois não passa nenhuma semana sem que uma senhora levante a saia, mostre a cueca ou abra o decote simplesmente para partilhar o momento de pura genialidade que todas, e agora alguns, querem agradecer à Blakely, seja numa festa, restaurante ou até na rua.

httpv://youtu.be/7a6wGw_9lk8

 

Write a Comment

Comment