in Estudos, Social Media

Estratégia de Social Media

Catalogues 4 Business, publicou os resultados de um estudo em Inglaterra para saberem como é que social media está a ser utilizado no marketing, inquerindo 123 empresas.

53% das empresas presentemente utilizam social media “como ferramenta para o seu marketing”, mas metade concedem não ter uma estratégia de social media, preferindo assim utilizar as ferramentas de forma ad hoc.

O relatório intitulado “Channel Vision”, mas eu prefiro “Tunnel Vision” tendo em conta os resultados, foi construído com base numa série de perguntas cujo intuito era de perceber quais os presentes e futuros planos que as empresas têm em torno da utilização de social media.

É fácil de perceber a razão pela qual as empresas estão online sem uma estratégia especifica. Não foi assim que o quiseram fazer certamente, mas na ausência de um plano concreto, vários colaboradores foram abrindo diversas contas, utilizando-as para comunicar com o exterior.

Mesmo que seja óbvio a necessidade de ter um plano concreto, a falta de tempo, recursos e know how acaba por instaurar um grau de paralisia inexistente noutras partes da empresa.

A pensar nos próximos 12 meses, muitas das empresas entrevistadas, vão estar adicionar uma série de novas ferramentas ao seu marketing mix, com social media e digital marketing as principais áreas de atuação. Pouco mais de 1/3 (36%) vão ainda adicionar este ano, com 1/5 (19%) prestes a adicionar eCommerce na sua presença online.

O maior impacto nas vendas, consoante o estudo, parece assim vir das suas páginas de eCommerce, email marketing e dos seus catálogos. Mas 13% abdicaram do catalogo com base na informação que receberam dos seus clientes – preferem procurar online.

Provavelmente, estas empresas deveriam redefinir o conceito de catalogo para controlar de perto o processo de pesquisa e compra. É importante integrar o offline com o online para que ambas as experiências estejam completamente incorporadas.

Enquanto a Web continua a crescer, a competição torna-se mais feroz num ambiente cada vez mais ruidoso. Umas vezes até faz sentido voltar a trás numa altura em que todos os outros estão virados para a frente.

O melhor exemplo é o dos convites físicos que todos nós recebíamos em casa, algo que com o Facebook e a sua funcionalidade de eventos, praticamente o eliminou por completo. Não seria agora a melhor altura para enviar um convite por correio? Seríamos os únicos.

Os inqueridos representam empresas em Inglaterra que trabalham B2B e B2C nos mais variados sectores, de médias a grandes empresas, incluindo alguns das principais marcas. 10% com mais de €60 milhões em vendas e 6% com mais de €100 milhões.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Samsung_PT Afinal Tem Personalidade |

    […] mais recentes (novidades).PS Cátia, essa é mesmo a tua fotografia?Sabiam do estudo em que 53% das Empresas Utilizam Social Media Mas Metade Confessa Não Ter Estrategia? #dd_ajax_float{background:none repeat scroll 0 0 #edeff4;border:0px solid […]

  • 53% das Empresas Utilizam Social Media Mas Metade Confessa … | Media Brasileiro

    […] the article here: 53% das Empresas Utilizam Social Media Mas Metade Confessa … Tweet This Post Mídia, Opiniao << Mato Grosso é o estado com a maior média de […]