in Estudos

Ovum

Um estudo da Ovum, empresa de analise, revela que apps de messaging como o WhatsApp e Facebook (Messenger) podem ter causado perdas de $13,9 mil milhões de USD nas receitas de SMS. Ovum analisou dados recolhidos das apps mais utilizadas de messaging disponíveis nos smartphones.

Dado o numero de apps que têm surgido durante o ultimo ano, não deveria ser assim grande surpresa. Com o lançamento do iMessage da Apple para o iOS, o sucesso do WhatsApp, seria inevitável que os utilizadores passassem a utilizar estas alternativas gratuitas. Mas Apple foi mais longe, incluindo o iMessage em Beta, previsto agora ser incluído no novo sistema operativo OS X Mountain Lion, com lançamento previsto para o verão.

Facebook só veio ajudar à festa com o lançamento do seu Facebook Messenger, um app que trabalha isolado da maior rede social. Dado o sucesso do Facebook e o aumento do tempo que utilizadores passam neste serviço, adicionando todos os outros apps e sistemas de messaging gratuitos, as operadoras bem se podem preocupar.

Na semana passada, Neha Dharia, analista na Ovum, explico:

“Social messaging has disrupted traditional services, and operators’ revenues in this area will come under increasing pressure.”

Neha Dharia acredita que os operadores deveriam estar mais abertos a parcerias com estes grupos grandes, correndo o risco de ficarem de fora.

“Operators must remain open to partnering with app developers, sharing end-user data with them and allowing integration with the user’s social connections.

Working closely with handset vendors will also be important; they control some of the most popular social messaging apps, and can also provide preloaded applications.”

Mas o problema reside, não com Android que funciona de forma semi-aberta, mas sim com dispositivos da Apple, com iOS, que controla todo o processo.

Em 2010, as operadoras perderam $8,7 mil milhões de USD por causa dos apps de messaging, ou seja 6% do total segmento de receitas de messaging, mas esse valor subiu para 7% das receitas. E é esta tendência que deveria estar a preocupar as operadoras, mas provavelmente já perderam a oportunidade de resolver este decréscimo.

Write a Comment

Comment