in Blackberry

RIM BlackBerry

RIM, fabricantes do BlackBerry e Playbook tablet, estão decididos em alterar o declínio do seu império mas nada que fazem, aponta para uma estratégia capaz de convencer o mercado, os utilizadores e os developers.

Nunca tímidos de fazerem declarações que mais tarde vão ter explicar, RIM parece não só ter um problema na sua direção como também nunca soube muito bem o valor do silêncio em torno de declarações descabidas. Não nos esquecemos das 3 gerações de Playbook que anunciaram sem nunca ter um tablet no mercado.

Agora chega-nos a informação que RIM forneceu à Bloomberg na passada Sexta-feira, em que anunciou que vai dar 2,000 protótipos do BB10 aos developers durante a sua conferência em Maio. Mas o que ficou por explicar, é o motivo desta “prenda”.

Ninguém deverá subestimar a importância dos próximos lançamentos da RIM, lançamentos esses que vão definir o futuro da RIM. Neste momento, a RIM sofre de um enorme decréscimo de vendas dos seus BlackBerrys à custa do sucesso do iPhone e Android smartphones, o fiasco que foi o seu Playbook bem como a queda de mais de 70% do valor da empresa na Bolsa. Os seu mais recente BlackBerry 7 só vaio piorar a situação.

A confusão em torno desta oferta de 2,000 BlackBerrys instaurou-se, novamente pela informação que a Blackberry faz acompanhar este release. Se por um lado a oferta destes dispositivos deveriam ajudar os developers a perceberem o novo sistema operativo da RIM, por outro, o BlackBerry que vão oferecer não tem o sistema operativo novo – nem o mesmo ainda foi definido.

Porque é que a RIM acha então que os developers possam querer utilizar este novo BlackBerry oferecido para criarem novas aplicações que mais tarde, quando o verdadeiro sistema operativo será lançado, vão ser inúteis dado as alterações previstas até ao seu lançamento?

RIM disse à Bloomberg que os aparelhos que vão dar em Maio “não são de forma alguma indicativos da experiência que o BlackBerry 10 vai proporcionar”. Aliás, RIM diz que algumas características, como o ecrã, poderão alterar substancialmente até ao futuro lançamento, ainda sem data.

Mesmo que os developers vejam algo em Maio que os agrade, a realidade é que não vão fazer nada com isso sabendo que tudo irá mudar novamente. Ou seja, mais uma vez, a RIM escolheu a estratégia errada de comunicar algo incomunicável – parecem ter medo do silêncio.

Write a Comment

Comment