in Estudos, Mobile

PC Mag Choice Awards

Antes de decidir fazer uma experiência com o Windows Phone, já me irritava os reviews que faziam ao sistema operativo, muitas vezes criticando aspectos relacionados com estética e obviamente comparações com o iOS e/ou Android.

Após ter passado 3 semanas com um Windows Phone, tornei-me fã. Não o suficiente para largar o meu iPhone pois estou satisfeito com o seu desempenho. Mas quando fui ver smartphones recentemente para uma outra pessoa, não consegui largar o Windows Phone.

Interessante ver agora que os Readers’ Choice Awards 2012: Smartphones and Mobile Carriers da PC Magazine, já no seu 25º ano, revelou algo que certamente deverá estar a agradar a Microsoft. Mas este inquérito revelou também algumas surpresas. Ao que parece, o Windows Phone conseguiu ficar quase lado a lado com o iPhone,

PC Mag Choice Awards

ganhando na categoria do smartphone favorito da AT&T.

PC Mag Choice Awards

Este inquérito tem o objectivo de classificar a satisfação com os diversos sistemas operativos, dispositivos individuais, operadores de telecomunicações bem como as razões pelo qual as pessoas escolhem um dispositivo em detrimento de outro. Os resultados são exclusivamente de utilizadores.

O sistema operativo da Apple, o iOS e o Windows Phone da Microsoft ocupam ambos o primeiro lugar na satisfação com o sistema operativo enquanto o Windows Phone conseguiu ocupar o primeiro lugar nas categorias de mensagens de texto, browsing e confiança. iOS teve a maior pontuação na qualidade dos apps e music player.

Interessante é a informação que se consegue extrair deste inquérito. Se por um lado a Samsung com Windows Phone consegue melhores resultados que o iPhone, Android só conseguiu o 3º lugar.

Na discussão de plataformas abertas (Android) vs as plataformas fechadas (iOS), a escolha parece estar do lado do ecossistema fechado com maiores garantias mesmo que se tenha que abdicar de algum controlo.

Mas o gráfico que gostei mais foi o das razões pelo qual os utilizadores escolhem o sistema operativo. Não vale a pena eu comentar pois os resultados falam por si.

PC Mag Choice Awards

O que podemos concluir é que a Apple continua a definir o smartphone com a melhor experiência completa, com uma enorme satisfação registada não só como uma ferramenta de produtividade, como de igual forma um dispositivo para o entretenimento.

No que confere ao Windows Phone, ainda não se vê muitos consumidores a comprarem estes dispositivos, mas para aqueles que o fazem, o resultado é extremamente positivo. Na realidade a Microsoft conseguiu o mais difícil – criar um sistema operativo diferente, capaz de satisfazer qualquer utilizador. Falta só agora criar os mecanismos para que não perca esta oportunidade de colocar os smartphones nas mãos dos utilizadores.

A Microsoft vai também ter que convencer os developers a criarem apps com a qualidade que o iOS tem para completar a experiência do utilizador. Não me parece tarefa difícil dado que Microsoft, como a Apple, opera um sistema fechado e controlado, proporcionando aos developers um ambiente seguro e fragmentado, algo que irá assombrar a Google durante muito tempo.

Poderá bem chegar a altura em que os developers só queiram escolher dois sistemas operativos, lucrativos, para se concentrarem no desenvolvimento dos melhores apps possíveis. O ecossistema Android, cada vez mais confuso e desfragmentado, com um menor retorno financeiro para os developers, não demonstra sinais de melhora – poderá bem ser o sistema operativo mais utilizado mas assim, nunca será o melhor.

A Apple vai ter em breve um concorrente ao seu nível.

Write a Comment

Comment