in PR

IBM Smarter Together

Na ultima jornada do Masters 2012 (golfe para quem não sabe), o que estava a ser debatido era bem mais importante do que quem iria acabar por ganhar.

É que os membros do Augusta National Golf Club, local onde foi o final do Masters 2012, só tem membros masculinos, uma tradição que não faz sentido, muito menos em 2012 e especialmente tendo em conta que o patrocinador principal é a IBM e a CEO não foi convidado para ser membro.

No passado, todos os CEOs da IBM, bem como de outros sponsors, foram sempre convidados a tornarem-se membros – isto até a IBM decide ter uma CEO. E onde estava Virginia Rometty? Por detrás dos restantes espectadores.

Mas este pequeno detalhe não passado ao lado de ninguém. CNN e a NBC dedicar programas a este estranho fenómeno que nunca deveria existir neste século, muito menos no dia em que os Estados Unidos celebravam ironicamente o dia da mulher profissional.

Até Barack Obama emitiu a sua opinião através do seu porta voz – Jay Carney disse que a “opinião pessoal do presidente era que as mulheres deveriam ser incluídas”.

A tristeza é que este pequeno grande insensato ato de tradicionalismo está a denigrir a imagem de um dos mais importantes torneios de sempre, algo tão fácil de alterar. A alteração para incluir mulheres como membros seria certamente a menos controversa decisão, desta nova era de diversificação e igualdade de direitos.

O mais estranho é a aparente inércia da IBM de tomar uma posição com todos os outros patrocinadores do Augusta National Golf Club. Será a pressão dos old boys da IBM assim tão grande?

Virginia Rometty, bem como todos que dizem ter orgulho de pertencerem à “família IBM”, deveriam ter escolhido esta como uma batalha digna de lutar pois a incapacidade de lutar pelos direitos subjacentes diz mais sobre a IBM e Virginia Rometty do que dos velhos do clube de golfe que devem estar prestes a cair para o lado de mofo.

Mas a IBM não se pode esconder pois este tema vai continuar a borbulhar, obviamente incentivado pela nova campanha da IBM que a empresa decidiu utilizar para os Masters 2012 – “Decade of Smart”.

No site da Masters.com, IBM colocou a mensagem: “We are living in a time of turbulent change, putting pressure on businesses of all sizes and across all industries. The world is also changing, in other fundamental ways. It is becoming smaller, flatter and smarter. As a result, leaders across all types of enterprises are faced with new challenges in order to remain successful. Those organizations who address these challenges are best positioned to outperform in the ‘Decade of Smart.’

Esta foi provavelmente uma das maiores oportunidades perdidas para a IBM bem como para o Augusta National Golf Club, que por acaso está a lutar contra o declínio de interesse no golfe nos Estados Unidos.

httpv://youtu.be/uLvPsZVaIfk

 

Write a Comment

Comment