in PR

Estudo Inutil

O Expresso tem hoje a noticia que fala sobre “Os Portugueses Mais Influentes no Twitter”, demonstrando que todos nós estamos neste momento a sofrer de um sério problema de paralisia cerebral. Mas o Expresso não foi o único a dar esta noticia: Jornal Digital, TVI24 entre outros.

Mas curiosamente, cabe agora aos “bloggers amadores”, “sem escrúpulos”, tais como o Pedro Aniceto, de travar este tipo de analise descabida.

Este “estudo” da empresa de PR Burson-Marsteller e Lift Consulting não parece ser nada mais que uma listagem das pessoas que estão no Twitter com “base no Klout Score”. Veja que não inclui a palavra influente de proposito. É que ainda ninguém conseguiu encontrar uma forma correcta de validar o nivel de influência de uma pessoa online, muito menos o Klout.

Poderá encontrar mais no site G20Influencers.com com toda a metodologia deste “estudo científica” que nos apresenta os mais “influentes” no Twitter.

Mas antes de criticar as duas agências de PR, pare só para pensar onde estavam os jornalistas que receberam este press release e decidiram dar tal noticia. Tiraram folga hoje?

Supostamente, uma das mais valias do jornalismo era que tinham a formação e os recursos para pararem e analisarem as informações recebidas, especialmente aquelas que vêm de agências de PR, para averiguar se de facto é, ou não, noticia.

Mas na era digital, em que todos agora competimos para page views, cabe aos amadores de utilizarem a cabeça e simplesmente pensarem – isto é noticia? Faz sentido? Vou escrever sobre este assunto?

Esta deveria ter sido uma daquelas alturas em que os verdadeiros jornalistas escolhiam nas melhores hipóteses ignorar o press release, ou caso tivessem numa missão de travar tal epidemia, reportavam na verdadeira falta de utilidade de tal “estudo”.

Com um Klout score de 65, deveria eu estar a preparar-me para a política? I think not.

httpv://youtu.be/fL70IVeCcIQ

 

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Live @ LeWeb: A Pior Entrevistadora e o Futuro do Klout | Tudo Mudou

    […] um que seja relevante localmente como também gloabalmente. Nada fácil como já vimos no passado: Os Portugueses Mais Influentes No Twitter ou o Estudo Mais Inútil de Sempre?Siga os artigos, direto do LeWeb em Londres LeWeb Paris 2011  […]

  • Se Utiliza Klout Para Reputação, Procure no Klouchebag o Seu Outro Lado |

    […] Muito se tem escrito sobre Klout ultimamente, dado a nossa fascinação por encontrar os “mais influentes” online. Provavelmente, dado o nível de narcisismo online, essa pesquisa começa inevitavelmente […]