in Twitter

Twitter Amex

American Express tem estado a encorajar os seus clientes a utilizarem os seus tweets para poupar, através da sua iniciativa “Tweet Your Way To Savings”.

Como todas as iniciativas de sucesso, simplicidade é crucial e neste caso não podia ser mais fácil: clientes da American Express ligam os seus cartões às suas contas Twitter, publicam tweets com os diferentes hashtags que dão direito a descontos, automaticamente aplicados à compra na sua conta American Express.

“We want to be everywhere our card members and merchants are—and that is increasingly online and on their mobile devices—to deliver the unique experiences and offers that our customers expect from us” explica Bradley Minor, vice presidente de social media communications da American Express.

Esta prespectiva levou à Fast Company a proclamar American Express como “the social credit card”.

A iniciativa começou com um pequeno numero de empresas, 17 marcas, que ofereceram descontos e/ou ofertas para utilizadores da American Express. A maioria dá um desconto de 10-20% em compras acima de $50 USD.

Mas American Express também necessita de utilizadores, e para iss,o posicionou-se em locais onde estão os adeptos de tecnologia estão – South by Southwest festival em Austin, Texas.

SXSW é o maior festival/conferencia de tech e oportunidade perfeita para demonstrar esta nova funcionalidade num palco global. Clientes da American Express, receberam uma surpresa – desconto de $10 USD em qualquer local em Austin durante o festival em compras com o seu cartão.

Mas também pensaram naqueles ainda sem cartão – O Amex Sync Show, com o Jay-z ao vivo, foi transmitido através do canal da American Express no YouTube.

American Express criou os hashtags para facilmente ligar os tweets aos utilizadores e os seus respectivos cartões de crédito – #AmexSeamless. Para aqueles já registados, o desconto é aplicado, para aqueles que ainda não estão registados, a conta @amexsync envia um link.

Esta iniciativa foi construída em cima do que já tinham desenvolvido o ano passado no Foursquare e Facebook.

Twitter em Portugal

Em quanto algumas empresas veem Twitter como um canal de comunicação, outros veem a oportunidade de estar online onde o cliente está, quando e como.

Desta forma, é difícil “convencer” as marcas a abraçarem as diversas tecnologias se as mesmas não forem ao encontro dos seus objectivos, e este ponto faz alguma confusão a quem evangeliza social media e tudo 2.0.

O facto que a maioria de marcas utilizam incentivos para aumentar o numero de seguidores, “amigos” e fãs, não podem depois achar estranho que o nível de interatividade é demasiado baixo – dificilmente alguma vez vão conseguir construir relações com consumidores e/ou utilizadores que foram para todos efeitos, comprados.

Twitter tem uma baixa penetração em Portugal, onde a maioria dos tweets são emitidos e consumidos pela minoria, mas como Twitter, outros serviços também não tem grande expressão no nosso mercado. Não vale a pena forçar esta adopção pois o crescimento orgânico, bem como a necessidade, são as forças que tornam estes serviços relevantes.

Não é o papel das marcas de tornarem estes serviços relevantes, através de investimento nos mesmos. É a audiência que vai definir a relevância e necessidade de se utilizar ou não cada serviço destes.

Write a Comment

Comment