in TNW12

Alexis Ohanian #TNW2012

Alexis Ohanian, mais conhecido por ser o co-fundador do Reddit, é um empreendedor e angel investor escolhido pelo Forbes como um dos top 30 com menos de 30 anos. Em vez de falar sobre Reddit e os seus últimos investimentos, Alexis escolheu falar sobre a sua paixão, a Internet.

Para Alexis, a sua maior proeza foi a recente vitória contra a legislação proposta que, no ver de muitos, é completamente contra a existência da Web de hoje – a total censura e procura do controlo de algo que se tornou demasiado grande e influente.

Quando Alexis criou Reddit, após ter terminado a sua licenciatura, social media era ainda uma promessa e Facebook restrito às mais elites universidades dos Estados Unidos.

Alexis traz-nos rapidamente para o presente onde temos a possibilidade de saber, queiramos ou não, o conteúdo do pequeno almoço de alguém do outro lado do mundo. Mas o lado positivo, conforme Alexis, é a força que a tecnologia deu ao povo para revoltar-se contra a inexistência de democracia.

Esta mesma tecnologia que nos inunda com palha também leva-nos a locais previamente inacessíveis a muitos. A Internet aberta tornou-se rapidamente o local mais eficiente de acumulação e partilha de ideias, um catalisador de inovação e revolução.

Alexis defende que a meritocracia existe somente online, uma ideologia que muito que se queira, não convive offline, ou como alguns ainda o refere, o mundo real. Alexis fez o que devíamos todos fazer – viajou. Irónico de pensar que todos estes supostos revolucionários de mundo de empreendedorismo, só compreendem a verdadeira coragem daqueles que se revoltam, quando se encontram no Egito, Síria, Bahrain ou na Tunísia. Alexis diz, e bem, que os verdadeiros revolucionários são aqueles que arriscam a sua vida pelo bem da sua comunidade.

Um exemplo do empreendedorismo no Cairo é o Bey2ollak, um app que procura resolver o problema do transito nesta cidade caótica. A plataforma é tão simples como eficaz, recorrendo à comunidade através de crowsourcing, para recolher informação sobre os locais onde existe congestionamento. Mas esta solução é do povo para o povo, optando por não esperar que as autoridades, ou o governo, resolvam este problema. Após milhares de downloads, estão agora a expandirem-se para outros países Árabes.

No seguimento do seu raciocínio, Alexis passa ao dia 18 de Janeiro de 2012, o momento que a internet mostrou o seu poder. Com a massa critica necessária para forçar a mudança, as opiniões formaram-se e propagaram-se online, influenciando diretamente aqueles que os mentores de SOPA e PIPA, procuravam manipular. Muitos estavam prestes apoiar uma legislação que mal percebiam.

Existia uma história que a maioria desconhecia existir. Mas as pessoas continuaram a falar online, e continuaram, e continuaram, e depois tudo mudou – palavras dele. Este episódio demonstra a forma como uma conversa online entre poucas pessoas, pode definir o que é verdadeiramente importante, criando pontos de conversa nos media.

Viemos de uma era onde as maiores empresas de informação ditava o que merecia publicação. Mas a tecnologia alterou não só ciclo da noticia como também quem a cria e hoje em dia, como já estamos fartos de ouvir e ver, qualquer pessoa pode criar a noticia.

Mas o aumento de informação vaio a um custo. Com a velocidade vem a falta de veracidade e um dos exemplos é que nós, utilizadores, ficamos presos entre o controlo quase absoluto que os políticos querem da Web, e a selva que os empreendedores de tecnologia querem fazer florescer, muitas vezes à custa da nossa privacidade.

Alexis diz ter efectuado uma analise técnica de SOPA e PIPA, publicado no Reddit, mas essa mesma analise foi estupidificada para nos ajudar a perceber um problema complexo que ainda não foi propriamente compreendido pelos que dizem necessitarmos de arranjar uma solução. Já publicamente assumiram que os números publicados em torno da piratearia não têm como base qualquer analise explicável.

Mas o que surgiu foi o poder da Web, ou seja, da força de uma comunidade que se tornou num movimento. A tecnologia permitiu que os utilizadores juntassem-se ao movimento com o menor esforço possível, e isso é o que nós gostamos mais –simplicidade em vez de aprofundarmos a causa. Essa simplicidade revelou-se de várias formas, nomeadamente um site que permitia com um simples click, enviar aos membros do congresso dos Estados Unidos, mensagens pré- formatadas, inundando os canais de comunicação.

O ponto de viragem foi na quando Wikipedia decidiu fechar o maior site de pesquisa de informação durante um dia, demonstrando-nos a nossa total dependência na simplicidade. Nesta caso, um local onde podemos procurar tudo acreditando na sua veracidade.

Algumas campanhas foram mais longe incluindo uma de Justin Bieber mostrando-o preso pois o seu sucesso começou, de certa forma, com base na piratearia. Bieber cantava as músicas de outros e publicava-os no YouTube sem que pagasse qualquer taxa de utilização. E ninguém quer irritar os milhões de fãs de Bieber.

Alexis sugere que enquanto este episódio SOPA/PIA foi frequentemente retratado como Silicon Valley contra Hollywood, na realidade tornou-se algo muito diferente, ironicamente graças à tecnologia desenvolvida por Silicon Valley – não o local mas sim o mindset. A inovação cativou quem mais importa para os políticos – os eleitores. A mensagem foi clara – eleitores têm no seu colectivo, mais força que os políticos.

Mas esta não é uma batalha ganha mas sim adiada. Enquanto os Estados Unidos lutavam contra SOPA e PIPA, na Europa levávamos com ACTA. Esta não é certamente a solução, mas existem industrias que estão a lutar pela sua própria sobrevivência.

A tecnologia e, alguns defendem, a abertura e falta de controlo centralizado da Web, permitiram que empresas com Reddit e Dropbox se tornassem em empresas avaliadas em milhões e em alguns casos mil milhões.

Já vimos aqui no Tudo Mudou exemplos de empresas com menos de 3 anos a tornarem-se autênticos fenómenos, assistimos à redefinição de conceitos como a forma de angariar investimentos. Alexis reconhece que nada é perfeito mas ele está optimista, e se tivesse no lugar dele, também teria razão para estar optimista.

httpv://youtu.be/MKN2mY1JklY

Em direto da TNW 2012 - Clique aqui para todo os artigos

Write a Comment

Comment