in Estudos, Tecnologia

Apple iTV

Em 2011, durante o CES em Las Vegas, a feira que demonstra as novidades para o ano, dois segmentos foram identificados com as principais tendências para o ano: tablets e televisões 3D – 2011 acabou por ser, nada mais e nada menos que, o ano do iPad.

2012 no CES foi declarado o ano dos SmartTVs, mas sempre duvidei do conceito, até porque a minha percepção, como consumidor, de uma televisão inteligente, é muito diferente da versão que me tentam vender no ano 2012.

– SmartTV é Tudo Menos Smart e a Samsung Tem a Obrigação de Ser Smarter

Isto é o que sabemos:

  1. As pessoas veem muitos e muitos vídeos no seu tablet, desktop, laptop e smartphone
  2. Nenhuns destes dispositivos, excepto o desktop, têm um teclado, rato e/ou comando

Desta forma, e desconhecendo o que uma televisão verdadeiramente inteligente deveria fazer, imagino estar a ver um vídeo no meu tablet ou smartphone e depois, através de um gesto, enviar o vídeo que estou a ver para a minha televisão inteligente que irá continuar a reproduzir o vídeo no ponto em que decidi vê-lo num maior ecrã – isso sim, é inteligente.

Voltando à realidade de hoje, não deveria ser nenhuma surpresa para quem está neste momento apostar tudo no SmartTv que somente metade dos consumidores conhecem o que é SmartTv, enquanto um em quatro nunca ligaram uma SmartTv à internet, conforme um estudo da YouGov (pdf).

Neste estudo, que reflete as tendências de quem vê televisão em Inglaterra, somente 37% daqueles que planeiam comprar uma televisão nova, dizem o fazer por causa da sua ligação à Web. A razão principal foi de comprar uma televisãoo atualizada.

A mais importante característica das SmartTvs daqueles que já têm uma em casa, é a qualidade de imagem (96%) seguido pela qualidade do som (89%). Dan Brilot, Media Consulting Director da YouGov, explica que acredita que “muitos dos early adopters de SmartTvs estão a compra-las para terem o mais recente gadget… Estes são o tipo de consumidor dispostos a pagarem bem, sem que tenham a perfeita noção do que estão a comprar.”

Sony está prestes a ser ultrapassada pela Samsung como o fabricante de escolha para quem procura um SmartTv. Para aqueles que já têm um SmartTv, mais de um terço (36%) têm um Sony, seguindo pela Samsung (33%) e a Panasonic (16%).

Contudo, quase dois terços (62%) daqueles que intencionam comprar uma SmartTv durante o próximo ano, estão decididos numa Samsung, seguido da Sony (48%) e Panasonic (40%).

Em linha com o que já sabemos da percepção do publico no que concerne aos produtos da Apple, o facto que 26% dizem planear comprar uma Apple TV, deveria preocupar todos os fabricantes que têm efetivamente os seus produtos à venda. É que para uma marca ter 26% de intenção de compra sem que tenha um produto anunciado, muito menos histórico de alguma vez o fabricado tal alguma televisão, é obra.

Na era da televisão inteligente, parece haver uma ausência de inteligência, quer em que a procura, quer em quem a fabrica. Estará o mercado assim pronto para algo disruptivo? Sim.

No inquérito, a Apple também foi identificada como a marca de SmartTv mais elegante e inovadora (sem existir), a LG a melhor qualidade versus preço e a Hitachi a mais desatualizada.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Se 2012 Foi o Ano das SmartTVs, Certamente Que 2013 Será o Mesmo | Tudo Mudou

    […] é Tudo Menos Smart e a Samsung Tem a Obrigação de Ser Smarter – Quando as SmartTVs São Demasiado Inteligentes Para o Consumidor – Publicidade, Televisão da Apple e Uma Industria em […]

  • TudoMudou » Se 2012 Foi o Ano das SmartTVs, Certamente Que 2013 Será o Mesmo

    […] é Tudo Menos Smart e a Samsung Tem a Obrigação de Ser Smarter – Quando as SmartTVs São Demasiado Inteligentes Para o Consumidor – Publicidade, Televisão da Apple e Uma Industria em […]