in Estudos, Social Media

Empresas Grandes e Comunicação

Enquanto social media e a tecnologia continuam a evoluir a um passo alucinante, são criadas novas formas de comunicar com a audiência. Mas a desfragmentação dos meios tem causado um enorme desafio para as empresas e as suas estratégias de comunicação, especialmente para as grandes que levam mais tempo adaptarem-se.

Muitas empresas estão a conseguir utilizar a comunicação digital de forma eficaz, nomeadamente empresas do sector farmacêutica e energia, conforme o estudo da FT Bowen Craggs Index Of Corporate Web Effectiveness – mas muitas têm tido muita dificuldade. O resultado do estudo revela que de facto, muitas das maiores empresas são aquelas que demonstram ter mais dificuldade em comunicar de uma forma coerente e eficaz.

Revela-se algo irónico verificar que as empresas de IT são das piores a comunicar no mundo digital, essencialmente por não ter a capacidade de traduzir a sua experiência em mensagens coerentes. Culturas empresariais desfragmentadas e objectivos opostos entre departamentos, torna a estratégia de comunicação online disfuncional.

Alguns dos exemplos:

  • – HP tem dois newsrooms (salas virtuais de imprensa) – cada uma com o mesmo conteúdo;
  • – Walmart e Pfizer têm as suas secções de carreiras internas separadas do seu website principal, efetivamente separando RH do seu restante conteúdo;
  • – Várias empresas publicam informação local nos seus sites globais independentemente de terem presenças locais online;
  • Goldman Sachs, Barclays, Statoil e outros, desenharam o seu website para ser compatível com o iPad. Os sites utilizam sideways swipping, algo impossível de fazer nos desktops.

Pode ler mais sobre este estudo online.

Write a Comment

Comment