in Tecnologia

Microsoft Alemanha

Já perdemos conta do numero de casos em tribunal colocados pelas maiores empresas de tecnologia, cada uma delas, defendendo os seus interesses. Mas uma coisa é certa, ou o conceito de patentes altera, ou podemos bem assistir a um decréscimo na inovação.

Um tribunal em Mannheim decidiu ontem que a Microsoft infringiu patentes da Motorola Mobility e mandou a Microsoft retirar a sua consola de jogos Xbox 360 e o seu sistema operativo, o Windows 7, do mercado Alemão.

Mas por enquanto a Microsoft vai continuar a vender todos os seus produtos na Alemanha, resultado de uma injunção preliminar concedida à Microsoft por um tribunal em Seattle.

Este caso faz parte de uma série de processos relacionados com a guerra de patentes no segmento de smartphones, que envolve a Apple, Microsoft e empresas que utilizam Android, tal como a Samsung.

No caso da Microsoft, ficou registado que a empresa tinha violado um acordo com a Motorola, empresa essa que está no processo de compra pela Google. Em simultâneo, existem duas queixas por parte da Apple e Microsoft, que a Motorola tem estado a exigir pagamentos exagerados para a utilização de algumas das suas patentes.

A guerra das patentes tem se intensificado nos últimos dois anos, dado a concorrência em segmentos específicos (smartphone) através de produtos muito semelhantes. A compra de patentes é agora um negocio central para a defesa de cada marca, algo quase tão importante como o sucesso de cada produto.

A Alemanha tem sido o mais polemica de países, forçando a Samsung a interromper a venda do seu Galaxy 10.1 tablet e forçando a Apple a desligar as suas notificações push no seu mercado.

Alemanha também é palco das maiores guerras de patentes dado o seu custo baixo associado a este tipo de ações, bem como a velocidade a que a maioria deles são decretados.

As marcas estão a reagir – Microsoft mudou o seu centro de distribuição da Alemanha para a Holanda, já em antecipação de futuros casos semelhantes que poderão colocar o seu negócio em risco.

Write a Comment

Comment