in Mobile

The Third Screen

Existe uma enorme quantidade de research que demonstra o crescimento de mobile e a importância deste novo fenómeno. Nos próximos 3-5 anos, mobile será impossível de ignorar.

Enquanto algumas projeções de valores financeiros podem vir a revelarem-se verdadeiros, é mais importante neste momento compreender a dimensão de mobile, presentemente. Ainda mais relevante, será de verificar onde esses valores estão a ser gastos.

Dependendo na perspectiva de cada um, o mercado pode parecer pequeno, médio ou até grande. Alguns comparam o mercado com a história dos cegos que tocavam no elefante, tiravam apontamentos e depois ao compara-los verificaram que bem podiam ter estado a tocar em animais de dimensões completamente diferentes.

Valores presentemente representativos do mercado:

  • – $1 mil milhão de USD gastos na publicidade de apps. Com o numero de app downloads a aumentarem de forma exponencial mundialmente (receitas do App Store da Apple foi quase $ 2 mil milhões), publicidade nos apps irá atingir em breve mil milhões de USD (Fonte: Berg Insight)
  • – $ 1.9 mil milhões de USD em receitas de jogos no iOS e Android. Temos testemunhado uma mudança nos jogos de consola para dispositivos mobile como o iPhone e dispositivos Android. Está previsto este crescimento continuar de forma acentuada (Fonte: Flurry)
  • – receitas do mobile $ 2.5 mil milhões só do Google. O crescimento para Google tem sido tremendo – de $ 1 para $ 2.5 mil milhões de USD, conforme Larry Page, CEO do Google. Provavelmente este crescimento é resultado do Android Market e os seus mais de 500,000 apps. (Fonte: Research2Guidance)
  • – receitas de $ 3.7 mil milhões vindas de premium mobile app downloads. Com mais de 18 mi milhões de apps descarregadas este ano, não podem todas serem gratuitas. Este ano, premium apps duplicaram do ano passado (Fonte: Ovum)
  • – $ 5.4 mil milhões de mobile coupons. Este é o valor de cupões utilizados este ano mundialmente por consumidores. O futuro estimado dos cupões é estrondoso. (Fonte: Juniper Research)
  • $ 6 mil milhões de USD em mobile ecommerce. Enquanto considera-se ainda uma pequena fração do volume total de transações e vendas, o mesmo continua a crescer (Fonte: Forrester Research)
  • campanhas mobile no retalho já chegaram aos $ 10 mil milhões de USD por ano. Existe uma possível sobreposição com mobile coupons, impossível de separar, mas de qualquer forma representa um considerável valor.

Alguns números para aqueles que gostam de colocar valores com muitos zeros nas suas apresentações. Para conseguir fazer sentido destes números, é necessário algum contexto – o valor total de pagamentos mobile, em termos globais, de produtos e serviços físicos e digitais, foi de $ 240 mil milhões conforme Juniper Research.

Este valor inclui o total numero de pagamentos para produtos físicos e virtuais, transferências de dinheiro e NFC (near field communications). Próxima vez que lhe perguntarem onde está o dinheiro em mobile, poderá ser uma boa ideia de lhe perguntarem de volta qual a parte do elefante a que se referem.

Mais sobre o livro de Chuck Martin:

httpv://youtu.be/VvDD18yTz4Q

 

Write a Comment

Comment