in Gestão de Crise

BestBuy Chairman GoodBye

Depois das noticias do ex CEO da Yahoo ter mentido no seu CV, agora foi a fez do fundador do BestBuy, Richard Schulze, de se demitir do cargo de Chairman por não ter alertado os outros diretores sobre a relação que a sua escolhe de CEO, Brian Dunn, teve com uma colaboradora.

O Wall Street Journal tem a noticia sobre este episódio que não podia acontecer numa pior altura dado as dificuldades que a BestBuy está a viver num mercado extremamente hostil, afectado por diversos agentes de rotura.

Schulze, com 71 anos, foi curto e direto na sua comunicação oficial: “I understand and accept the findings of the audit committee”. Brian Dunn demitiu-se o mês passado após o inicio de uma investigação interna, deixando a BestBuy sem o seu líder numa altura crucial.

Interessante foi ver a reação favorável à demissão do fundador da BestBuy, onde alguns analistas definiram este momento como “o inicio de uma nova era”, ficando assim sem o ultimo “old-school decision-maker”, algo que muitos apontam para a incapacidade de BestBuy de conseguir reinventar-se dado a intensa competição de e-commerce, nomeadamente a Amazon.

O mercado financeiro também reagiu de forma positiva com um pequeno aumento das suas ações (1,5%), mas mantendo o valor em bolsa 40% a baixo do valor do ano passado. Neste caso, a falta de transparência do seu fundador, parece vir ajudar o futuro da empresa que o mesmo criou.

Write a Comment

Comment