in Tecnologia

Object Recognition Scanner

No inicio, muitos acreditaram que o QR code pudesse vir a substituir o tradicional código de barras, mas na realidade, não só está a adopção a ser mais lenta que se esperava, como também a própria utilização do QR code, não parece agora vir substituir o código de barras.

Mas a Toshiba já ultrapassou a questão do código de barras, pelo menos no que concerne à sua utilização nas caixas à saída dos supermercados.

O seu Object Recognition Scanner (ORS), consegue reconhecer o produto colocado à sua frente, utilizando a sua câmara e software de reconhecimento. Mas o ORS não detecta só que o produto é uma maça, podendo assim detectar os diferentes tipos de maça consoante a cor, tamanho e forma.

Independentemente da tecnologia revelar um nível de inovação interessante, a explicação da sua aplicação parece ser um pouco equivocada. Kelichi Hasegawa, da Toshiba, explica que “as frutas e vegetais que não têm códigos de barra podem levar a atrasos no ponto de venda e é esse o problema que procuramos resolver. Dado que a fruta, vegetais e legumes são comprados a peso, independentemente de se resolver a identificação do mesmo, vai ser sempre necessário pesar o produto. E o que acontece quando temos um saco de maças – será necessário tirar uma amostra antes da mesma ser identificada e pesada?

httpv://youtu.be/4dIr_cY03Js

Seja como for, e dado que a tecnologia ainda está na sua infância, as suas diferentes futuras aplicações poderão ser bem mais importantes e significativas.

Dica: Pedro Manso

Write a Comment

Comment