in Tecnologia

WWDC 2012

WWDC, a conferência anual da Apple para developers, já acabou e o que resultou foi o que se já espera da Apple – inovação, estratégia e marketing.

O novo sistema operativo para os Macs, OS X Mountain Lion, e o iOS 6, foram as principais novidades, com mais de 200 novas funcionalidades anunciadas durante a conferencia.

O iOS 6, disponível no Outono de 2012, vai estar disponível para o iPhone 3GS, 4 e 4S bem como para a segunda e terceira geração de iPads e quarta geração do iPod Touch:

  • – Melhoramentos no Siri – através de parcerias com o Yelp e a OpenTable, Siri vai ter informação detalhada de restaurantes. Com a integração com Rotten Tomatoes, irá também existir informação sobre filmes.
  • – Uma nova funcionalidade – “Eyes Free” – foi desenvolvida com a BMW, GM, Mercedes, Jaguar, Audi, Toyota, Chrysler e Honda que vai integrar Siri nos veículos. Ao comunicar sem mãos com Siri, não vai ter que olhar para o seu smartphone.
  • – Siri chega agora ao Canada, Espanha, México, Itália, Suíça e Korea com inúmeros outros países mais tarde.
  • – Siri também chega ao iPad, algo que muitos clientes pediam, mas só vai funcionar na nova geração de iPads.
  • – Da mesma forma que Twitter foi integrado no iOS 5, a nova versão do sistema operativo inclui uma total integração do Facebook. Pode publicar fotografias, informação do Safari, dados de localização e outros para a sua página no Facebook – só necessita de introduzir os seus dados da sua conta uma vez. Através dos APIs, irão continuar a ser introduzidas outras funcionalidades e as apps vão ter acesso ao seu Facebook, com a sua autorização.
  • – Uma outra funcionalidade permite-lhe controlar como reponde às chamadas. Pode ser relembrado mais tarde ou pode enviar um SMS de volta caso não queira, ou não possa, atender logo. Estas funcionalidades já existem noutros marcas mas parece que Apple assumiu-as como menos importantes.
  • – Nada de novo para quem tem Android, mas Apple introduz agora o “Do Not Disturb” – uma funcionalidade que mantem o ecrã desligado, podendo ser alterado este estado consoante os seus critérios, por exemplo, se alguém liga repetidamente.
  • – Facetime funciona agora através de 3G e 4G pois até agora só se podia ligar com WiFi. O seu Apple ID e numero de telemóvel estão agora unidos para que possa atender um telefonema no iPhone, iPad ou Mac.
  • – Uma das mais importantes noticias é a substituição de Google Maps por um sistema de mapas da própria Apple com mais de 100 milhões de empresas registadas, informação do transito em tempo-real e turn-by-turn navigation. Este sistema de mapas está completamente integrado com Siri.
  • – Mapas inclui prédios em 3D e vem com o novo “Flyover” que mostra o terreno bem como as estruturas em 3D em qualidade semelhante à fotografia.
  • – Outras funcionalidades incluem melhoramentos no Game Center, suporte para “Made for iPhone hearing aids”, assinaturas pessoais e profissionais para email e o “Lost Mode” que envia um numero de telefone para o aparelho perdido – para aqueles com consciência, ou não, quando tocam no ecrã, uma chamada é feita para o numero que escolheu.

Além das novas funcionalidades dos dois sistemas operativos, Apple também anunciou o novo MacBook Pro que inclui agora um ecrã retina de 15,4”com resolução de 2880×1800 – a mais alta resolução de um laptop. Interessante é a forma como Apple lida com esta nova funcionalidade.  Em vez de colocar as diferentes resoluções como opções, algo que a maioria de utilizadores não percebe, Apple dá-lhe as seguintes opções: Best (Retina) e vai de More Space a Larger Text. A escolha torna-se assim mais intuitiva. Ao escolher uma das 5 opções, a resolução altera de imediato mas nunca lhe mostra qual a resolução.

WWDC 2012 Keynote:

httpv://youtu.be/w06XJdrlQk0

Imagem: Telegraph

Write a Comment

Comment