in Social Media

Partilha

Um dos factores principais de sucesso de social media, nomeadamente as redes sociais e sites de fotografia e vídeo, é a nossa tendência de partilhar praticamente tudo que podemos e em alguns casos, tudo que não devemos.

Partilhamos noticias, fotografias, vídeo e links de algo que achamos interessante naquele instante. A velocidade e facilidade torna a partilha irresistível para a maioria dos utilizadores online.

Curioso é ver que quanto mais partilhamos, mais à vontade ficamos para partilhar mais – muito mais, quase de forma inconsciente. Alguns compreendem o nível de privacidade que abdicam mas outros não têm a mínima ideia. Partilhamos primeiro com aqueles com quem temos mais confiança e com tempo a partilha vai se tornando cada vez mais abrangente, e em demasiados casos, pessoal.

Um recente estudo da Intel revelou que 90% dos adultos acreditam que os utilizadores partilham demasiada informação onlne. Mas essas mesmas pessoas estão, por defeito, a contribuir para a excessiva partilha de dados pessoais.

As implicações são diversas e incluem a excessiva exposição dos nossos filhos, informação que revela a nossa localização ou até uma ausência planeada que simplesmente alerta à oportunidade de roubo.

Em outras alturas, adolescentes poderão estar a por em risco o seu futuro numa empresa sensível a certos comportamentos menos adequados enquanto adultos descarregam a sua raiva descrevendo os seus superiores como idiotas.

Mas a solução é até relativamente fácil: não partilhe informação sensível ou até desnecessária e controlo as configurações de privacidade de cada site onde tem uma presença online.

ver tamanho original

Partilha

In: SocialMediaToday | Dica: Pedro Manso

Write a Comment

Comment