in Tecnologia

Samsung Not Cool Enough

A luta judicial entre a Samsung e Apple continua em pleno e a maioria ainda não percebeu quem está a ganhar. Umas vezes é uma marca que ganha só para depois perder no recurso. Ainda não tivemos uma decisão que possamos considerar definitiva.

Mas a ultima vitória da Samsung foi curiosa. Um juiz Inglês explicou que a razão pela qual a Samsung ganhou é porque a Galaxy Tablet não é suficientemente “cool para ser considerada uma cópia do iPad – ouch.

O juiz, Colin Birss, disse hoje, num tribunal de Londres, que o Galaxy Tablet não infringe o design registado da Apple, explicando que seria pouco provável que o consumidor fizesse confusão entre ambos aos tablets.

Neste caso, o juiz parece ser mais astuto que os advogados da Samsung dado que no passado, num tribunal na Austrália, um outro juiz perguntou aos advogados da Samsung, quais dos dois tablets que segurava em cada mão, era da Samsung ou Apple – nenhum soube dizer.

Elaborando a sua decisão, Judge Birss explicou que os Galaxy Tablets “não têm a mesma subestimada e extrema simplicidade conseguida pelo design da Apple”. Ou seja, “não são tão cool”.

Apple continua em guerra, no mercado e nos tribunais, contra a HTC e Samsung, no mercado dos smartphones e tablets. As empresas acusam-se uma a outra de copiar o design e/ou a tecnologia utilizada. A Samsung e a Apple já controlam mais de metade do mercado de smartphones vendidos pelo mundo fora e só agora a Microsoft é que parece ter alguma hipótese de travar, pouco que seja, o domínio total.

A Apple tem lutado nos tribunais acreditando que “este tipo de copia flagrante é errada, e como já dissemos antes, temos que proteger a propriedade intelectual da Apple” – Alam Hely, porta voz da Apple.

Seja como for, uma coisa é certa, foi só depois do lançamento do iPhone original que praticamente todos os subsequentes modelos da concorrência tiveram sucesso, e todos, seguiram o mesmo formato. Mas o mesmo se pode dizer por inúmeros mercados, incluindo o de LCDs.

Write a Comment

Comment