in Quem Diria

Jeremiah McDonald

Imagine que há 20 anos atrás, tinha decidido filmar-se, deixando uma mensagem para si próprio, para no futuro ver. Arrumava a cassete VHS num sitio seguro, para que mais tarde pudesse ver a sua mensagem do passado.

Para os mais novos, que leem o Tudo Mudou, podem encontrar a explicação do que é VHS aqui (lançado quando eu tinha 6 anos…). Adiante.

Jeremiah McDonald é esse rapaz de 12 anos mas agora com 32, que independentemente de ser mais alto e ter menos cabelo, continua a gostar de Star Wars e Doctor Who. Jeremiah já andava com a cassete VHS há algo tempo para criar um vídeo em que falava consigo próprio – algo que a nossa geração sempre quis fazer, tendo vivido a era do Back to the Future. Mas Jeremiah consegui, e aqui fica o resultado:

httpv://youtu.be/XFGAQrEUaeU

A parte que eu gosto mais é quando Jeremiah mostra, a si próprio, um desenho e pergunta ao seu futuro, se ainda desenha. A surpresa passa a tristeza, ao ver que ele acabou por desistir de uma enorme paixão sua. Será essa uma das diferenças de quem verdadeiramente segue a sua paixão a vida toda? A insistência, persistência e coragem? Uns segundos em que nós todos somos enfrentados com a alegria do passado, para muitos ausente do presente.

Afinal não tenho saudades de quando era mais novo, nem da vida que tive, nem dos amigos com quem cresci e mais tarde perdi contacto. Tenho sim saudades de quando podia sonhar sem medo, sem barreiras e sem “responsabilidades”.

O que diria você a si próprio daqui a 20 anos?

Write a Comment

Comment