in PF12

O contrasto entre o local escolhido para o Pioneers Festival e a missão do evento, não podia ser maior. Hofburg Palace, no coração de Viena , foi escolhido para ser o venue que acolheu os empreendedores, startups e investidores. Um palácio que hospedou a monarquia durante séculos e agora acolhe o futuro.

“We feel the electric, creative dynamics of the Start-up Festival combined with the grandeur and majestic atmosphere of the palace, is a winning combination that you will never forget”

Andreas Tschas e Jurgen Furlan, ambos co-fundadores do StartEurope e Pioneers Festival, iniciaram a conferência a explicar a razão pelo rebranding. A escolha de pioneiro veio da acreditarem que se por um lado o pioneiro e o sonhador têm  muito em comum, por outro, é o pioneiro que execute. Resolve problemas que aparecem um atrás de outro.

Para qualquer empreendedor, algo é certo, chegou a ouvir múltiplas vezes que era impossível fazer o que pretendia. Não realidade, o que essas pessoas estavam a dizer, é que elas não sabiam qual a solução.

Andreas demonstra o desafio para a nova geração através de um mapa com percentagens de desemprego de jovens em vários países da Europa, salientando Grécia e Espanha com mais de 50% sem emprego. Andreas acredita que a Europa necessita de um movimento de empreendedorismo, algo que tem que ser mais que uma conferencia.

Na realidade, se virmos que em 2011, eles tiveram 1200 participantes, este ano estão mais de 2500 pessoas presentes cada dia do evento. Existem duas salas com dois conceitos diferentes.

Uma sala, a Trailblazers, é para quem quer ser inspirado pelos empreendedores com maior sucesso – números. A Startup Academy, a segunda sala, demonstra como se pode chegar lá – oradores que promovem não a sua marca mas sim o seu know-how.

Pelo meio existem áreas diferentes onde estão expostos novos produtos bem como aqueles dos sponsors, neste caso a Minolta e Microsoft. À entrada está o carro elétrico mais rápido do mundo.

Jurgen fala-nos dos diferentes eventos que vão organizar pelo Europa e curioso, fala em Portugal várias vezes.

Michael Losch, Director General for Economic Policy na Austrian Federal Ministry of Economy, Family e Youth, veio dar o apoio do governo a esta iniciativa que cada vez mais se apresenta como algo importante de desenvolver numa altura em que a maioria das economias na Europa estão a contrair.

Para acabar, Ken Osuga e Olaf Lorenz, ambos da Konica Minolta, patrocinador principal, vieram falar sobre a mudança da empresa e os produtos que estão a lançar no mercado.

E alguma animação pelo meio:

#PF12

Write a Comment

Comment