in Google

Através do serviço Zeitgeist, a Google tem agora listagens das principais pesquisas, por categoria, por país. Não resisti ir ver sobre Portugal – o que os Portugueses pesquisaram durante 2012.

Google estudou mais de um trilião de pesquisas individuais que os utilizadores efetuaram em 2012, só através dos seus serviços. Utilizando dados de múltiplas bases de dados e serviços, filtrando para retirar spam e pesquisas repetidas, Google apresenta assim o “espírito de 2012”, neste caso, em Portugal.

Olhando para os resultados, não posso dizer que me surpreenderam. O mais pesquisado em geral começou com futebol e Casa Dos Segredos, passou pelos Ídolos e acabou com os Jogos Olímpicos e Luciana Abreu. Aliás, Luciana Abreu aparece em inúmeras listas das mais pesquisadas.

Achei estranho a Avenida do Brasil, até fazer a pesquisa e perceber que é a “telenovela das nove da Rede Globo”. Enquanto a Whitney Houston morreu, a Luciana Abreu cantou e a Sara Norte foi presa. Os Portugueses quiseram saber mais das fantásticas promoções do Pingo Doce – mas mais tarde procurando a destruição que o mesmo causou? 2012 em Portugal aparentemente resume-se a isto:

  1. Euro2012
  2. Casa dos segredos
  3. Pingo Doce
  4. Rock In Rio
  5. Idolos
  6. Avenida Brasil
  7. Sara Norte
  8. Whitney Houston
  9. Jogos Olímpicos 2012
  10. Luciana Abreu

Mas Google permite-nos aprofundar e parece que os Portugueses tiveram um ano de mudança. Acima de tudo, se analisarmos como utilizamos a Web para aprender, gratuitamente. E se tivéssemos dez desejos, quais seriam? Aprender:

  1. Como emagrecer
  2. Como perder barriga
  3. Como ganhar dinheiro
  4. Como fazer arroz
  5. Como fazer crepes
  6. Como beijar
  7. Como engordar
  8. Como desbloquear telemóveis
  9. Como fazer panquecas
  10. Como jogar Poker

A maioria quer emagrecer e perder a barriga, outros, frustrados com a sua falta de conhecimento na cozinha, querem aprender a fazer arroz – o nosso nível de exigência. Panquecas ou crepes? Dilemas. Melhor mesmo desbloquear o telemóvel e jogar Poker.

Perca um pouco de tempo a ver as listas pois algumas são interessantes enquanto outras só fazem rir, ou chorar. Existe a lista de políticos mais pesquisados (leia-se odiados), destinos procurados (temos medo de aprender outras línguas) e ninguém procura roupa pela marca C&A.

  1. Cavaco Silva
  2. Miguel Relvas
  3. Vitor Gaspar
  4. Pedro Passos Coelho
  5. Paulo Portas
  6. Mário Soares
  7. Paulo Macedo
  8. António José Seguro
  9. José Sócrates
  10. Francisco Lousã

Veja as restantes listas no Zeitgeist. Uma nota final para quem não percebe de futebol, como eu. Está lista está correctamente ordenada?

Pesquisas de Equipas

O resto do mundo teve outras preocupações:

[youtube width=”602″ height=”350″ video_id=”xY_MUB8adEQ”]

Write a Comment

Comment