in LisbonBIG

Depois de meses de preparação, finalmente chegou o dia em que orgulhosamente revelamos a competição Lisbon BIG Apps. Dizemos orgulhosamente porque este projeto engloba as nossas verdadeiras paixões: Portugal, Lisboa, inovação, empreendedorismo e conhecimento.

Lisboa não poderia ser um melhor pano de fundo, tendo sido considerada por várias organizações como a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar.

O convite da Câmara Municipal de Lisboa para promover e validar os seus open data sets, deu o pontapé de saída, e a Vodafone forneceu os meios e a paixão pela tecnologia.

Os restantes ingredientes – conhecimento e tecnologia – foram fornecidos pelos nossos caros parceiros TecLabs e SoftLayer. No TecLabs transpira-se inteligência e talento, e numa tour pelas suas instalações – antes do lançamento do projeto – os bloggers puderam comprovar que o seu QI conjunto é inferior ao daquele bioquímico italiano a trabalhar na Bioalvo

Convencer a Softlayer – não sendo o nosso típico fornecedor de soluções de alojamento – a juntar-se a esta aventura, foi igualmente gratificante.

Eles ajudam startups a lidar com os desafios que eles próprios enfrentaram em tempos. O seu programa catalisador de startups entrega serviços de grande valor, juntando uma equipa com forte conhecimento, pronta para partilhar os seus insights.

Antes da conferência de imprensa…

bloggers

Convidámos bloggers e amigos a fazerem uma mini road trip, a acabar ao meio dia na conferência de imprensa, e não poderíamos ter escolhido melhores guias que a malta da We Hate Tourism Tours – cujo segredo do seu sucesso dizem que é “apenas cuidar das pessoas“. A sua autenticidade e abertura não podiam casar melhor com um movimento que antecipa uma nova sociedade que usa a tecnologia para promover uma vida melhor.

Não se esqueçam de visitar o espaço da We Hate Tourism Tours na Lx Factory.

Depois da visita ao Tec Labs, e de uns refrigerantes muito apreciados, seguimos para a Startup Lisboa, na carrinha de estilo Polizei (que há tempos teve que retirar as letras “Po” para não ser confundida por turistas, com as verdadeiras carrinhas da polícia)…

Depois da viagem foi tempo de uma despedida dos nossos guias – que deu direito a um brinde com ginjinha (não recomendável antes de uma conferência de imprensa). Arrivederci

Ginjinha

O local do lançamento – Padrão dos Descobrimentos – não podia ser mais adequado, lembrando a exploração dos Portugueses a navegar para o desconhecido. Tal como os antigos exploradores nos mostraram a grandeza e diversidade do mundo, cabe hoje aos exploradores do presente – as startups –  mostrar quão pequeno o nosso mundo pode ser.

A conferência de imprensa foi aberta pelo Miguel Muñoz Duarte, explicando qual a visão, processo e objectivos da Lisbon BIG Apps. Uma excelente apresentação por um anfitrião veterano que já pôs centenas de pessoas a falarem em palco, através do Ignite Portugal.

A Vodafone seguiu com uma apresentação do Henrique Fonseca, Diretor de Content Services & Mobile em Portugal. Apesar da Vodafone ter apostado na inovação ao longo das últimas duas décadas, foi nos últimos 4 anos que esteve especialmente envolvida a promover e apoiar o empreendedorismo em Portugal, através de projectos como Vodafone Mobile Clicks, The Summer of Widgets, Hackafone, App Circus, Seedcamp, e agora Lisbon BIG Apps. Tem sido uma dedicação preciosa para ajudar as startups a alcançar o seu verdadeiro potencial.

Uma das premissas chave do seu acompanhamento é o seu envolvimento nas várias fases do ciclo de vida de uma ideia: desde o conceito inicial, passando pelo design e desenvolvimento de protótipos, até à fase de teste e go-to-market.

Dentro da Lisbon BIG Apps, a Vodafone apoia a logística do programa, através de workshops e testes; o marketing, através dos seus diversos canais e presença internacional; os prémios financeiros e ainda apoia a produção de planos de marketing.

De repente, ser uma startup torna-se uma aventura mais acompanhada.

De seguida falou a Dra Graça Fonseca, vereadora com o pelouro da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa. Ao conhecer a Graça Fonseca, impressiona a sua capacidade de representar a posição do governo e as suas políticas, mas simultaneamente destaca-se como uma das mulheres que a nível global está a liderar o caminho da Tecnologia. É uma pena continuarmos a deixar esta indústria – como tantas outras – ser dominada apenas por homens.

Graça Fonseca

O seu inequívoco apoio à Lisbon BIG Apps sempre foi evidente em todas as reuniões que antecederam o lançamento, e agora, a Graça apresenta oficialmente a sua paixão por Lisboa e o papel da tecnologia para melhorar a vida das pessoas que vivem, visitam e trabalham na cidade. Muitos outros projetos demonstram também a mudança de atitude notável por parte do governo, em relação à inovação.

Um aspecto que se tornou claro ao longo desta conferência de imprensa – e raramente visto noutras – é a cumplicidade e união entre os vários stakeholders, ultrapassando mesmo interesses divergentes.

Fiquem atentos às novidades diárias, para ver como em conjunto influenciamos o ecossistema das startups, bem no coração de Lisboa.

[alert style=”grey”] Disclaimer: TudoMudou é parceiro da iniciativa LisboaBIGApps, Nuno Machado Lopes faz parte da organização e do Juri, artigo escrito por Nuno Machado Lopes em Inglês, traduzido para Português por João Valentim. Cheers! [/alert]

 

Write a Comment

Comment