in Social Media

MacRumors não é propriamente uma das minhas fontes preferidas até porque raramente demonstra ser um local onde a veracidade reina. O seu objetivo parece mesmo ser a agregação do maior numero de visitas através dos seus artigos com títulos sugestivos mas raramente fatualmente corretos.

Mas este artigo, Chicago Sun-Times Fires Photo Staff, Will Train Reporters to Use iPhones For Photos, fez me pensar novamente na possível extinção do jornalismo puro.

Husain Sumra, autor do artigo, une dois factos para chegar a uma conclusão preocupante mas tênue por enquanto. Por um lado, o Chicago Sun-Times, como muitos outros nesta indústria, acabou por despedir todos os seus 28 fotógrafos, uma decisão provavelmente isolada e que demonstra que a Chicago Sun-Times está a lutar pela sua sobrevivência.

No mesmo artigo, Sumra, referenciando Cult Of Mac, outro site que merece pouco respeito pela sua falta de veracidade, ou até interesse nos factos, liga este despedimento coletivo a uma iniciativa interna do Chicago Sun-Times, de dar formação ao seu pessoal na utilização de iPhones –  para tirarem melhores fotografias?

Não podemos nem devemos misturar causa e efeito com estratégia. Uma coisa é um jornal online a lutar pela sua sobrevivência e outra é assumir que alguma vez podíamos substituir a arte de fotografia por amadores equipados com smartphones com câmaras.

Pior é quando utilizam o “facto” que existem mais fotografias tiradas com iPhones do que DSLRs no Flickr, um site de partilha de fotografias, para substancias este argumento. Com uma rápida analise, verificamos que existem muitos mais iPhones do que DSLRs e que o Flickr não é propriamente um nicho de fotógrafos profissionais.

[quote align=”right” color=”#999999″] Apple’s various iPhones have become some of the most popular cameras on Flickr, outranking more advanced DSLR cameras like the Canon EOS 5D Mark II. Husain Sumra [/quote]

Acharmos que fotógrafos profissionais podem ser substituídos por escritores armados com iPhones é tão obtuso como assumir que alguma vez podemos equipar fotógrafos com uma caneta para passarem a escrever artigos de qualidade. O resultado será tão desastroso.

Uma coisa é certa, estamos numa era em que se partilha mais do que se cria e como já aprendemos no passado, o resultado nunca é o desejado. Cada vez mais, falta conteúdo original e de qualidade para se partilhar enquanto a Web também se satura com fotografias tiradas por amadores.

Com o aumento de smartphones e outros dispositivos com câmaras, a tarefa de encontrar fotografias de qualidade torna-se cada vez mais árdua, e não nos podemos esquecer que conteúdo é texto, imagem e vídeo.

Write a Comment

Comment