in Android

Eu assumo que esta notícia que está a ser alimentada pela própria Google e Nestlé é uma brincadeira, especialmente depois de ver o vídeo no fim deste artigo. Mas vamos fingir por agora que Android 4.4 vai mesmo ser chamado KitKat…

Vou generalizar. Normalmente, quando vejo cross-promotions (cross-branding, co-branding, etc), assumo sempre que ambas as marcas têm o mesmo a ganhar. Neste caso, não consigo imaginar o que levou a Google a fazer isto. Acabaram por assumir uma relação que vai muito além de qualquer promoção. Deram o nome de uma marca de chocolates ao novo sistema operativo de Android, nome esse que vai prevalecer muito depois das promoções programadas.

É sempre interessante ver as reações e comentários nas diferentes noticias desta colaboração inédita.

KitKat Comentário

Esta decisão acaba por forçar todas as marcas que utilizam Android a divulgar, sem qualquer retorno, uma marca de chocolates. Mas porquê? Nunca o fez, porque começar agora? Google supostamente ajuda todas as marcas do mundo a divulgarem os seus produtos. Não tem Google o know-how para conseguir atingir o seu target desejado, já agora que é a organização que sabe mais sobre nós, excluindo obviamente a NSA.

Eu sei que com 50 milhões de Kit Kats a serem vendidos mundialmente, para uma percentagem considerável de adolescentes, com Android na embalagem, pode se tornar em vendas – o objectivo de cross-promotions.

Kit Kat Embalagem

Mas para a Google que acaba de anunciar mil milhões de ativações de Android, o que é que Kit Kat alguma vez pode fazer para ajudar Google? Vai chegar a um nicho de fãs da Kit Kat que só utilizam Bing? Ou esse nicho representa aqueles indecisos entre iOS e Android que estão presentes a comprar um smartphone?

Será que a Google está a demonstrar o seu lado divertido? Mas a que custo? Será que a saída de várias pessoas influentes que trabalhavam Android na Google resulta nisto? Demasiadas perguntas que vão certamente ficar por responder. Não faz sentido.

A explicação da Google parece tão simples como idiótica – estamos a falar de uma empresa com um market cap (GOOG) de 286,69 mil milhões de USD.

“KitKat has been a favorite candy on the team for some time, so for the K release, we asked if they’d be willing to lend their iconic candy bar to its name.”

KitKat Android Estátua

Imagino que a Samsung vai adorar promover o Kit Kat sem qualquer retorno ou poder de decisão no processo. Contudo, a única coisa que faz sentido é o tempo que a Nestlé levou para dar uma resposta a este pedido:

“Very frankly, we decided within an hour to say let’s do it,” Patrice Bula, marketing chief da Nestlé a falar com a BBC.

Será que vamos ver um smartwatch da Google no formato de um M&M? Isto só pode ser tudo uma gigante brincadeira, algo que teriam feito da mesma forma no dia 1 de Abril, só que com uma diferença – não ser verdade.

[youtube width=”602″ height=”350″ video_id=”OKOrkLxOBoY”]

Write a Comment

Comment