in StartUps

Depois de um ano de inegável sucesso que permitiu incutir uma forte dinâmica na comunidade nacional de empreendedorismo de base tecnológica, com mais de 2.000 empreendedores envolvidos, a 5ª Call for entrepreneurship inicia um novo ano de atividade.

A fase de submissão dos projetos à próxima Call For Entrepreneurship decorrerá até dia 14 de novembro de 2013.

A iniciativa visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco de projetos inovadores de base científica e tecnológica nas fases iniciais da sua maturação empresarial. Projetos de Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais são elegíveis para investimento.

Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo. Os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das 40 entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network) na preparação e qualificação do projeto, potenciando a sua aptidão para investimento de capital de risco. Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal ventures ( www.portugalventures.pt ).

A partir desta edição da Call, a já vasta comunidade do Programa de Ignição da Portugal Ventures contará com a participação ativa da Rede de Capital (Ignition Capital Network), formada por business angels e outras capitais de risco orientadas para projetos em fase seed e startup , que poderão co-investir com a Portugal Ventures nos projetos selecionados, promovendo, desta forma, o acesso mais amplo a capital de risco.

Nas primeiras quatro Calls For Entrepreneurship registaram-se mais de 2.000 empreendedores, resultando na apresentação de 340 projetos, dos quais 12 são start- ups portuguesas com ambição de se assumirem como empresas de excelência a nível mundial: Aptoide, Coimbra Genomics , Delta One Therapeutics (DOT), Gleam, G3P , Inpakt , Mediaomics , Perceive3D/RDFixer , Treat U, Tuizzi, YoubeQ e Zaask .

Os projetos candidatos à Call serão apreciados com a intervenção de painéis de avaliação compostos por peritos empresariais e tecnológicos, nacionais e internacionais. A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como start-ups de excelência a nível mundial.

Os projetos investidos beneficiarão do aconselhamento por especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contatos relevantes, e poderão vir ainda a ser incubados e acelerados em polos internacionais de inovação, como Silicon Valley.

A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição, uma iniciativa liderada pela Portugal Ventures e parte integrante do Programa +e+i (mais empreendedorismo, mais inovação). O seu objetivo é fortalecer o ecossistema Português de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor. Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano. Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são cofinanciados pela União Europeia através do FINOVA, COMPETE e do POR LISBOA.

[alert style=”grey”]

Ignition Partners Network : AITEC Oeiras, ANJE, Associação Acredita Portugal, Beta- i, BIC Minho, Biocant, Católica LSBE, CEDOC Chronic Diseases FCM Nova, CEIM- BIC Madeira, COTEC, CRIA/Universidade do Algarve, DNA Cascais, EDP Inovação, Fábrica de StartUps, Factory | Business Center & CoWork, IADE, Incubadora D. Dinis, InovaGaia, Instituto Pedro Nunes, IPAM Aveiro, IPAM Lisboa, IPAM Porto, IPATIMUP, ISCTE-IUL, Lispolis, NET, Parkurbis, StartUp Lisboa, TagusPark, TagusValley, Tec Labs, UATEC/Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Universidades dos Açores, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

Ignition Capital Network: A2B, Beta Capital, Business Angels Club, Busy Angels, Faber Ventures, Index Talent, Invicta Angels, Novabase Capital e Shilling Capital Partners.

[/alert]

Portugal Ventures Press Release

Write a Comment

Comment