in Lab

A Canon Portugal emprestou-me 2 Canon LEGRIAs para experimentar durante a conferencia MWC 2014 em Barcelona. Pode parecer estranho estarmos a falar sobre mais uma câmera numa altura em que a maioria dos nossos smartphones gravam em HD, mas a Canon LEGRIA revelou-se ser muito mais que uma câmera de filmar. Tornou todo o processo de captar momentos diferentes, uma tarefa fácil e divertida.

Numa altura em que as câmeras digitais da Canon e Nikon gravam também vídeo em HD, algo faz como que o processo não seja tão fácil como deveria ser, quer pelo tamanho e falta de algumas funcionalidades, quer pela falta de autonomia para alguém que opera sozinho.

Não podemos esquecer que a Canon teve a ousadia de revisitar o cemitério da FlipCam que a Cisco matou em 2011 depois da ter comprado por $590 milhões de USD. Mal sabia a Cisco que 2013 seria o ano da Selfie – algo que a Min faz muito bem.

A LEGRIA Mini não vem equipada com definições manuais, ao contrário de todas as outras câmeras de vídeo no mercado. Além do modo automático, existem opções predefinidas tais como Food and Fashion, Sports, Night Scene, Beach e Snow, além do macro mode e uma opção programada de AE, com a opção de escolher entre luz do dia e outras definições de luz. Pode também ajustar a exposição entre -3 e 3 EV em incrementos de 0,35, alternativamente escolhendo um ponto na imagem como referência.

Mas quando procurar o foco manual, não vai encontrar nada, pois o mesmo é, para todos os efeitos, infinito de 40cm para diante. Também não tem a possibilidade de alterar a abertura (aperture) ou velocidade (shutter speed) mas pode gravar em intervalos de 5, 10 ou até 30 segundos ou 1 ou 10 minutos com a opção de as ligar todas para criar algo semelhante a um Vine.

O ecrã é uma das características mais interessantes no design da Canon LEGRIA Mini, alterando entre visor para ver quando filmamos outros, ou simplesmente virando-o para nos vermos a nós próprios – o verdadeiro Selfie. Com um pequeno tripé e em wide angle, pode perfeitamente filmar-se a si próprio sem se ver o braço esticado a segurar a câmera.

Canon LEGRIA Mini

Mesmo pequena, a LEGRIA Mini vem extremamente bem equipada sendo que a falta de entrada autónoma de som e um output para auscultadores fica resolvido na nova Canon LEGRIA Mini X.

Mas como podem ouvir, nos dois vídeos que gravei no meio de uma feira com mais de 80,000, o som da LEGRIA Mini através do seu microfone estéreo incorporado, é muito bom, sem se quer ter utilizado a funcionalidade que atenua o ruído de fundo.

CamCorder WiFiA Mini X grava vídeo (AVCHD) a 1080/50i e MP4 a 1080/25p com uma das melhores funcionalidades para alguém como eu que vou a todas os congressos sozinho. Com Wi-Fi, e utilizando o app gratuito CamCorder para Android ou iOS, para smartphones e/ou tablets, é fácil controlar a câmera remotamente com a imagem no próprio ecrã. Utilizando a Canon Camera Pan Table CT-V1, nem é necessário estar na mesma sala, podendo iniciar e terminar as gravações enquanto altera o ponto de filmagem – 200º.

Outras funcionalidades incluem time lapse recording, fast motion e slow motion, usufruindo de dois diferentes ângulos – wide angle (vídeo com 160º) e close-up (zoom fixo).

Então – deve ou não comprar? Eu vou comprar pois esta câmera é perfeita para quem quer captar vídeo em qualquer circunstância de forma rápida não comprometendo a qualidade, quer de imagem, quer de som, e o seu tamanho e versatilidade, faz como que nada mais no mercado esteja a altura.

Uma coisa é certa, poucos conhecem a sua existência dado que numa feira de tecnologia (MWC), com mais de 5,000 jornalistas e bloggers, não só não vi mais ninguém com uma LEGRIA Mini como a maioria vinha me perguntar o que estava a utilizar, ficando maravilhada quando passava o bicho para as suas mãos.

Um produto de nicho? Provavelmente, mas muito bom.

Bom

  • Boa qualidade de imagem
  • Funcionalidades WiFi
  • Wide angle view

O que deveria ter:

  • Falta de live streaming através de WiFi (wlan)
  • Falta de optical zoom
  • Falta de input para microfone (já disponível na mini X)

A Canon LEGRIA Mini foi um dos produtos da Canon a serem distinguidas pelo iF International Forum Design GmbH nos prestigiantes prémios iF Design Awards 2014, nas categorias de design de produto e design de comunicação.

Disclaimer: Ambas as maquinas foram devolvidas à Canon Portugal e não recebi qualquer incentivo, promessa ou contrapartida pela minha iniciativa de experimentar a Canon LEGRIA Mini. Agradeço à Canon e em especial à Lewis PR Portugal pela sua ajuda na coordenação.

Write a Comment

Comment