in CollisionConf

Estou em Las Vegas para a Collision Conf, o primeiro evento nos Estados Unidos, organizado pelos Irlandeses responsáveis pelo evento The Summit (previamente  WebSummit e antes, Dublin Web Summit) – e não é por acaso que estamos em Las Vegas. Depois do sucesso do Web Summit, que este ano espera atrair acima de 20,000 participantes em Novembro e tornou-se rapidamente na maior conferência de tecnologia da Europa, os fundadores decidiram invadir os Estados Unidos.

Las Vegas também é um local onde estudos revelam que qualquer conferencia organizada nesta cidade atrai mais 40% de participantes do que se fosse noutra parte dos Estados Unidos – sabe-se lá porquê. Mas o grande segredo desta conferencia é sem duvida nenhuma o Goodwill que os seus fundadores conseguiram com os mais influentes de Silicon Valley. Basta passar um pouco de tempo no media/speakers room para perceber que a relação que Paddy Cosgrave tem com os mais influentes oradores é de amizade primeiro, negócios depois.

Esta confiança levou a que a Collision Conf esgotasse rapidamente num país em que são milhares os eventos que existem para os startups e para investidores. Esta confiança também levou a uma parceria com Tony Hsieh, responsável pelo sucesso de Zappos! e sua cultura que levou muitos a tentar copia-la através da mantra “Happines”.

Paddy e Tony juntaram-se para renovar o local da conferência “The Western Hotel” em Downtown Las Vegas. Esta parte de Las Vegas é muito diferente do que a maioria vê durante a sua breve estadia no Sin City – mais do que 3 dias e a confusão e baralho começa a mexer com o nosso sistema.

The Western Hotel

Tony tem uma relação com Las Vegas que poucos percebem e ainda menos conseguem encontrar alguma justificação racional para deslocar a sua empresa para aqui. Mas Tony sempre quis ter o seu departamento de apoio ao cliente (leia-se marketing) junto com a restante equipa e Las Vegas deu-lhe acesso à mão de obra necessária. Das várias visitas aos seus escritórios, verifiquem sempre uma cultura invejosa, divertida e eficaz.

Recentemente, a sua paixão alargou-se para Downtown Las Vegas, esquecida após o avultado investimento no sul de Las Vegas, conhecido por The Strip, ficando mundialmente conhecido através da série CSI Las Vegas. Tony embarcou assim num investimento de $350 milhões de USD para ajudar a renovar toda esta zona antiga, incluindo uma zona de lojas e restauração construído utilizando contentores – Container Park.

Container Park

O evento começou ontem com uma apresentação do Paddy seguido por uma série de oradores que falaram sobre diversos tópicos desde como contratar e despedir a growth hacking. Um dos momentos mais estranhos foi uma apresentação do Phil Rosedale, fundador do portal de 3D – SecondLife. Lançado em 2003, lembro-me de não ter ficado muito convencido com o conceito independentemente da sua promessa e de analistas garantirem que 80% de nós estaríamos a viver num mundo 3D em 2012. Em 2014, após uma apresentação sobre as possibilidades de SecondLife para reuniões virtuais, ainda menos convencido estou. Foi um verdadeiro momento de déjà vu.

Uma surpresa é ver dois startups Portugueses aqui a demonstrarem os seus produtos – IEEE Academic e Prompt Wallet – surpreendido pois este investimento é sempre alto. Parabéns a eles e espero ter oportunidade de falar com eles sobre esta experiência.

Write a Comment

Comment