Klout Entrada Na Festa

A Tradicional Guestlist é Substituída Pela Klout List – Hilariante, Ridículo Ou Genial?

Nos últimos tempos, parece que todas as festas vêm com a obrigatória guestlist – lista de convidados. Se não está na lista, na maioria das alturas não entra. E assim gere-se o elitismo. Mas agora surge a festa onde tem que ter um Klout score de mais de 40 para ser VIP. Pobres Lily Canelas e Sininha Jardim.

Klout Entrada Na Festa

Nos últimos tempos, parece que todas as festas vêm com a obrigatória guestlist – lista de convidados. Se não está na lista, na maioria das alturas não entra. E assim gere-se o elitismo. Mas agora surge a festa onde tem que ter um Klout score de mais de 40 para ser VIP. Pobres Lily Canelas e Sininha Jardim.

Mas como social media parece estar a infiltrar-se em tudo, provavelmente não devíamos ficar surpreendidos com a utilização do Klout score como condição para entrar na zona vip de uma festa já por si privada.

Para quem não sabe, Klout (clout) auto define-se como “o padrão online da influência na Internet”, um sistema de métricas que avalia e classifica-o consoante o seu nível de influência online. O valor final, o seu Klout Score, é calculado através do seu alcance (reach) online, interatividade, e como e que o segue. A ideia por de trás de Klout foi de criar uma ferramenta de analise para ajudar o utilizador a ter uma melhor ideia do impacto do que faz online.

Mas a maioria parece não concordar muito com o sistema, muito menos com a forma como o mesmo calcula influência.

E assim chegamos ao ponto deste artigo. Sim, existe. Bal Harbour Shops, uma loja de moda, organizou um evento onde decidiu abdicar da típica guestlist para a zona VIP, preferindo convidar quem tivesse um Klout score de 40 ou mais. Fico contente de saber que podia ir mas, tudo isto não passa de marketing do marketing.

Mesmo que a iniciativa seja original, o objetivo deles era de reunir pessoas com influência num só espaço mas ligar a moda com geeks ou social media gurus parece-me disparatado. Óbvio que conseguiram que muitos escrevessem sobre o acontecimento, incluindo eu. Mas estão seriamente enganados se acham que Klout score é indicativo da verdadeira influência – aquela que todos procuram.

Este é um exemplo da utilização de social media no formato de campanha, que mesmo que consiga cobertura online, acaba por demonstrar a falta de conhecimento sobre o verdadeiro valor de social media.

Por isso, a próxima vez que receber um convite para um evento privado que exige um Klout score, já sabe do que se trata. Trate já de se registar e comece a trabalhar em mais um aspecto da sua marca online. Melhor ter a escolhe de ir ou não, do que ficar fora dos “mais influentes” por falta de Klout.

Convite Bal Harbour Shops

 

Write first comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *