FaceBook Titan

FMail vs. GMail

FaceBook Titan

Durante o verão de 2010, Facebook entrou em “LockDown”, um termo que Mark Zuckerberg já utilizava na Universidade quando nem imaginava o que o futuro lhe esperava – um período onde a equipa do Facebook fecha-se do exterior para concentrar-se em projectos e/ou fases de desenvolvimento especificas.

Depois surgiram alguns eventos onde anunciaram Deals e Places. Agora chegou o convite para alguns jornalistas irem a um evento especial que pela primeira vez não é em Palo Alto (em casa) mas sim em São Francisco, minutos de onde Mark Zuckerberg vai falar no Web 2.0 Summit.

O evento vai quase definitivamente ser sobre o novo sistema de mail do Facebook que é altamente limitado em que não se pode comunicar com o exterior, nem enviar anexos ou até reencaminhas mensagens. Provavelmente vai ter mais uns quantos parâmetros de privacidade para termos que parametrizar caso não queiramos levar com todo o lixo já existente no Facebook para não falar em todos os developers de Facebook apps mortinhos para nos enviar algo que não queremos.

“Project Titan”, como é conhecido internamente, ou “GMail killer”, vai ter que ser muito robusto para ter impacto no GMail mas como o próprio GMail mostrou no massacre de Hotmail, nada é sagrado online.

É bem provável com o seu ‘vanity URL’ seja a primeira parte do email, ou seja no meu caso que a minha página é www.facebook.com/nlopes – ficará nlopes@restante… – foi o que MySpace fez quando lançou o seu próprio email em 2009.

No que concerne ao domínio que Facebook poderá escolher – ninguém confirma. Existem registados pelo Facebook: @fb.me, @facebookmail.com e claro @facebook.com que neste momento está reservado para quem trabalha lá. Poderá ser o caso de alterarem a equipa para @facebook-inc.om deixando o @facebook.com para os utilizadores? Seria o mais sensato.

Outros domínios poderão ser do Facebook mas não se sabe, tal como @fb.com, @Fbmail.com e @fmail.com. Existem ainda duvidas sobre como o sistema interno de mail vai funcionar, sendo que tudo é melhor que o presente sistema. Com Places, Deals, Groups e agora Facebook Mail, será que a Internet vai se chamar Facebooksville?

Com isto, Facebook irá ter a informação que deseja para não só ter acesso aos nossos lassos fortes bem como aos fracos. A convergência da informação que advém de todas as nossas interacções com as diferentes áreas de Facebook vão permitir Facebook saber o que é verdadeiramente importante para cada um de nós, quais os nossos amigos e quais os conhecidos e por onde andamos. Email irá fortalecer a qualidade dos dados sendo que a quem enviamos mais emails e com maior regularidade, mais afinidade temos com os mesmos.

Medo… muito medo. Mais vale assumirmos que no momento que começamos a utilizar a Internet, perdemos a nossa privacidade. Tudo o resto é mesmo só conversa.

FaceBook Invite

Write first comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *