Silk Road Fechado

Silk Road, a Amazon Online da Droga, Acabou e Estão Todos Lixados

O fundador e proprietário da plataforma Silk Road, Ross William Ulbricht, foi a semana passada apreendido e preso em São Francisco acusado de hacking, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e por ter pago a um assassino contratado (sem êxito) $ 100,000 USD.

O fundador e proprietário da plataforma Silk Road, Ross William Ulbricht, foi a semana passada apreendido e preso em São Francisco acusado de hacking, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro  e por ter pago a um assassino contratado (sem êxito) $ 100,000 USD – simpático o senhor.

O que é Silk Road?

A investigação do FBI deu inicio em 2011 onde vários agentes infiltrados efetuaram mais de 100 compras na plataforma no intuito de desmantelarem a operação enquanto também apanhavam o máximo numero de vendedores que utilizavam a plataforma.

Silk Road FBI

O FBI tomou conta do site e de todos os Bitcoins, com um valor de $ 3.6 milhões de USD. Mas este valor não tem qualquer expressão comparado com os $ 1.2 mil milhões de USD de receitas que passaram pela plataforma, gerando uma comissão para o fundador de $ 80 milhões de USD.

O que é um Bitcoin?

O caos instaurou-se rapidamente quando várias forças policiais, de inúmeros países, começaram a apreender os dealers que tinham registado vendas no site. Mas a policia é provavelmente o menor das suas preocupações pois a maioria de vendedores enviava o dinheiro primeiro para depois receber a mercadoria. Alguns têm agora processos judiciais e os seus clientes a reclamarem o dinheiro que lhes é divido mas que ficou nas mãos das autoridades americanas – e todos nós já vimos suficientes filmes e séries para saber como isso acaba.

Este caso é um aviso a quem acha que é imune a ser apanhado se utilizar encriptação, Tor ou outras formas de apagar o seu rasto online, especialmente quando algo comprado é entregue offline.

Imaginamos que Ross William Ulbricht  irá certamente cooperar com as autoridades para ter uma sentença reduzida – essa cooperação passa inevitavelmente por dar o total acesso a todos os registos que a plataforma têm.

Mas não são só os dealers que estão a ser afectados. Aqueles que efetuaram compras no site, muito pequenas que sejam, estão a receber comunicados para se dirigirem à esquadra mais perta para serem ouvidos pelas autoridades. Cumprir com este “pedido” pode e deve atenuar as consequências mas todos vão acabar por ter um registo criminal, algo que no dia de hoje, com as dificuldades em obter trabalho, será um problema grave. Os que escolherem ignorar o “pedido” vão certamente passar para outro nível onde serão procurados e processados. Não são poucos, pelo contrário.

O impacto vai se sentir pelo mundo fora, quer para aqueles que compraram e venderam drogas online supostamente longe das autoridades, algo ingénuo, quer para a credibilidade da Bitcoin, que continua a ser utilizado na maioria dos casos como moeda segura, para compra e venda de algo ilícito.

A dificuldade em aceder à plataforma Silk Road – utilização de Tor, conversão de dinheiro para Bitcoins, utilizando métodos de comunicação encriptados, parece ter dado aos utilizadores um errado sentimento de segurança e secretismo.

Write first comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *