Tudo Mudou Novamente Livro

Tudo Mudou – o livro

Pode comprar o livro na Amazon (e-book), na Chiado Editora online ou numa loja fnac.

“É uma obra que aborda esta nova vaga de empreendedorismo de uma forma crua, muito diferente da que nos chega através dos media. Uma leitura obrigatória para quem se pretende lançar no “maravilhoso” mundo das Startups.”

Joaquim Madrinha, Jornalista Forbes Portugal

Tudo Mudou LivroTudo Mudou, novamente – Fui sobejamente afortunado ao ser exposto a mais de 150 startups que estavam no início da sua jornada enquanto empreendedores. Como a sorte haveria de ditar, aprendi tanto ou mais com eles do que aquilo que aprenderam comigo. Em muitas ocasiões, quanto mais pesquisava, mais testava as novas ideias e formas de pensar nos Fundadores –  tornando-se assim as minhas cobaias insuspeitas, e os programas de aceleração o meu laboratório.

Apercebendo-me de uma tendência, comecei a escrever, para meu uso pessoal, as lições que aprendera. Acima de tudo, comecei a testemunhar como as nossas mentes e o nosso estado de espírito influenciam as decisões que tomamos e que, em última instância, definirão o destino do nosso negócio.

Reuni toda essa magnífica experiência neste livro, que não é um guia definitivo, muito menos um manual teórico, para o empreendedorismo, nem tão pouco a visão de um especialista em negócios e startups. Contempla, isso sim, o processo e o resultado de muita reflexão.

Esta é a minha voz, a minha experiência. É a minha – por vezes distorcida e inevitavelmente parcial – visão sobre o empreendedorismo. Acima de tudo, pretende ser o livro que eu queria ter lido quando comecei esta jornada.

“Tudo mudou, novamente” muda, na verdade, tudo. Muda a visão apaixonada do empreendedorismo para uma visão realista. Muda a visão milagrosa dos Aceleradores para uma visão pragmática do seu verdadeiro papel no ecossistema. Muda a visão endeusada e de lifestyle do empreendedor para uma visão de que o sucesso resulta do trabalho e resiliência. Pelo meio fornece muitas pérolas de conhecimento, e pistas para aprofundar o conhecimento real de muitos dos tópicos que mais hype têm tido nos últimos tempos. Leitura obrigatória para quem quer ser empreendedor, ou fazer parte do ecossistema, escrito por alguém que sabe do que fala na primeira pessoa.

Luis Madureira, CEO – ÜBERBRANDS – Brand Building (R)evolutionaries

Síntese do livro Tudo Mudou

Tudo Mudou – novamente… tudo continua igual… aqui estamos outra vez, a promover o investimento excessivo, desta feita, noutro tipo de ativos tóxicos, equivalentes aos do passado – as startups, com programas europeus de financiamento a liderar o caminho na “promoção” da inovação, através de subvenções aos business angels e os VCs para alavancarem o valor dos seus fundos.

Tudo isto se opera sob o disfarce de um pseudo-crescimento económico na União Europeia e de uma diminuição das elevadas taxas de desemprego patente na maioria dos estados-membros. E, no entanto, como a maioria de nós deveria saber, por esta altura, as empresas tecnológicas, aquelas que estão a ser lançadas e nas quais se investe presentemente, fazem tudo menos criar emprego.

Não é a atual estratégia de promoção do empreendedorismo que ajudará a reverter a taxa de 60% de desemprego jovem que existe, neste momento, nos países de primeiro mundo – aquilo que Neelie Kroes, a vice-presidente da Comissão Europeia, rotulou de “an insult and aggression on democracy”.

Este livro pretende, de uma forma muito prática, ajudar a entender os impactos profundos, as mudanças sociais e económicas, e o distanciamento entre o que está a acontecer atualmente e aquilo que os políticos tentam promover, tentando passar a ideia de que estão a resolver a crise do desemprego, ao mesmo tempo que fomentam o empreendedorismo, importando o modelo de Silicon Valley.

Para quem escolhe enveredar pelo caminho do empreendedorismo é importante estar consciente do que o espera nesta jornada tão solitária. Deverá colocar a sua inocência de lado por tempo suficiente para que se aperceba daquilo em que se está a envolver. Afinal, as probabilidades de sucesso não têm que ser forçosamente escassas – basta uma boa preparação e compreensão do que é necessário para criar uma empresa sustentável.

Sobre o Autor

Nuno Machado LopesNuno Machado Lopes licenciou-se na Universidade de Londres e dois anos na bolsa de Londres foram o suficiente para perceber o que não queria fazer.

Em 2006, regressou a Portugal depois de duas décadas fora de portas para dar início ao projeto Paradise Garage, reconhecida internacionalmente como uma das melhores salas de espetáculo de pequena dimensão.

Nos anos seguintes, criou projetos como a IGMarketing e Out There Records -uma editora independente com a Universal Music– e deu os primeiros passos no mundo dos social media. O Kreedo – Brand Democracy You Decide, um portal de real time marketing, nasceu em 2007 e, em apenas 6 dias, registou 70 mil adolescentes e 10 milhões de visitas. O projeto ganhou a 8ª Melhor Campanha Viral do Mundo no mesmo ano.

Em 2008, cofundou o Silk Club, um projeto reconhecido internacionalmente pelo New York Times e pela Vogue, galardoado pelo melhor rooftop bar do mundo em 2009, e membro dos The World Finest Clubs.

Com vasta experiência a procurar inspirar os que se seguem, Nuno Machado Lopes conta com docência no ISGB e na Universidade Lusíada, consultoria para empresas na área de social media, além de ser orador convidado em Portugal, UK e USA.

Nos últimos dois anos, já mentoreou mais de 150 startups nacionais e internacionais, e esta experiência deu-lhe a perceção das noções enviesadas e desafios semelhantes que a maioria dos empreendedores enfrenta – na procura da criação da empresa sustentável.

É presentemente diretor do programa de aceleração Lisbon Challenge da Beta-i.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Portuguese Startups – The Age of ‘Rediscovery’ | Sandra Sick

    […] New books on the Portuguese startup community are being published! Congratulations Nuno Machado Lopes and your release of Tudo Mundou! Can I get a signed copy? Really, I can read Portuguese! Check it out at: http://www.tudomudou.com/livro-tudo-mudou/ […]